Diário de São Paulo
Siga-nos

Macacos são encontrados mortos no zoológico de Araçatuba

Dois macacos foram encontrados mortos no zoológico de Araçatuba (SP), um deles nesta segunda-feira (29). O Centro de Controle de Zoonozes se adiantou para não

Macacos são encontrados mortos no zoológico de Araçatuba
Macacos são encontrados mortos no zoológico de Araçatuba

Redação Publicado em 30/01/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h37


Dois macacos foram encontrados mortos no zoológico de Araçatuba (SP), um deles nesta segunda-feira (29). O Centro de Controle de Zoonozes se adiantou para não causar alarde e os especialistas no assunto dizem que não existe motivo para preocupação na cidade por causa da febre amarela.

O macaco que morreu nesta segunda-feira era um bugio. Segundo a prefeitura, ele passou por um exame de necropsia e a suspeita é de que a morte tenha sido provocada por uma infecção no intestino. O animal já estava em idade avançada.

O outro era um macaco prego e morreu na semana passada. A prefeitura disse que o animal vivia numa casa e foi doado para o zoológico depois que o dono morreu. A esposa dele não tinha condições de cuidar do animal. O exame necroscópico, de acordo com a prefeitura, não apresentou indícios de febre amarela.

Dos dois animais foram coletados materiais para pesquisa e exames para a febre amarela. Tudo foi encaminhado para o instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para ser analisado e a previsão é de que resultados saiam em fevereiro.

O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Rafael Cipriano, disse que apesar das mortes, a população não precisa ficar preocupada.

“A gente não deixa de estar em vigilância e quando tiver um animal que dê positivo para febre amarela isso é importante porque é um motivo para avisar a população e ficar de olho. Quem nunca tomou a vacina pode procurar um posto e se vacinar, quem já tomou não precisa se preocupar”, afirma.

Compartilhe