Líder da etnia Kayapó, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado em um hospital de Colíder, a 648 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A informação foi

Redação Publicado em 18/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h28
Líder da etnia Kayapó, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, está internado em um hospital de Colíder, a 648 km de Cuiabá, no Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo sobrinho-neto de Raoni, Patxon Metuktire, ao portal G1. O cacique, que é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas, está internado desde quinta-feira.
Segundo a direção do Instituto Raoni, o cacique apresentou um quadro depressivo após a morte da mulher dele, há um mês. Ela tinha diabetes. Raoni, que vive no Parque Nacional do Xingu, em São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá, teve complicações gastrointestinais e desidratação.
Ainda de acordo com o G1, o cacique foi internado após não conseguir se recuperar com remédios tradicionais. Foram feitos testes preventivos para o novo coronavírus, mas todos deram resultados negativos. Raoni continua internado, mas já está se alimentando bem e deve receber alta em cinco dias.
O líder indígena é reconhecido internacionalmente pela luta que articula pelos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA). Os dois se reencontraram em 2009 em São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte.
Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
No ano passado, Raoni foi chamado pelo presidente Jair Bolsonaro de “peça de manobra” usada por governos estrangeiros para “avançar seus interesses na Amazônia”.
A declaração ocorreu após o cacique se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, em busca de apoio para a defesa da Amazônia.
IG
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

França e Espanha decidem vaga na final da Copa do Mundo

Ex-candidata a vereadora em SP, Zilu Camargo é cobrada pela Justiça Eleitoral

Harry Styles é visto por fãs no Parque Ibirapuera antes de maratona de shows em São Paulo

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco