Diário de São Paulo
Siga-nos

Levantamento registra aumento no índice de larvas do Aedes aegypti em Araçatuba

A prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou o relatório do primeiro Liraa do ano e apontou que a cidade está em alerta por causa da dengue. O Liraa é o índice de

Levantamento registra aumento no índice de larvas do Aedes aegypti em Araçatuba
Levantamento registra aumento no índice de larvas do Aedes aegypti em Araçatuba

Redação Publicado em 01/02/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h58


A prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou o relatório do primeiro Liraa do ano e apontou que a cidade está em alerta por causa da dengue. O Liraa é o índice de larvas nas casas, apontou uma infestação de mosquito muito acima do aceitável pela Organização Mundial de Saúde.

O índice tolerável é de 1%, mas em Araçatuba a média é de 13,4%, ou seja, a cada 100 casas visitadas pelos agentes, 13 tinham larvas do mosquito.

A média é de toda a cidade, mas em alguns bairros esse índice está muito maior: passa de 20%, como nos bairros Vicente Grosso, Jardim Paulista, Jardim Pinheiros, Novo Umuarana, Hilda Mandarino, entre outros. Até agora, a cidade registrou apenas dois casos positivos de dengue, foram duas mulheres, nos bairros Vilela e Palmeiras.

No ano passado a cidade registrou 92 casos positivos da doença, e uma pessoa morreu. Em 2016, foram 692 casos e nenhuma morte. Já em 2015, esse número foi de 1678, também sem nenhuma morte.

Essas larvas são coletadas e levadas para análise no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses da cidade. A partir daí, os dados são lançados num sistema que computa o percentual de infestação do Aedes aegypti.

Compartilhe