Diário de São Paulo
Siga-nos

Itatiba confirma primeira morte de morador por febre amarela

Um idoso de 76 anos foi a primeira pessoa a morrer por febre amarela em Itatiba (SP) neste ano. É o primeiro caso registrado em humanos na região, que está em

Itatiba confirma primeira morte de morador por febre amarela
Itatiba confirma primeira morte de morador por febre amarela

Redação Publicado em 18/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 12h11


Um idoso de 76 anos foi a primeira pessoa a morrer por febre amarela em Itatiba (SP) neste ano. É o primeiro caso registrado em humanos na região, que está em estado de alerta após a confirmação da morte de vários macacos com a doença. Mais um caso em humano está sob investigação.

Conforme a nota divulgada pela Prefeitura de Itatiba nesta terça-feira (17), o idoso morava na divisa com Jundiaí (SP), município onde 39 macacos morreram diagnosticados com a doença.

Ainda conforme a administração municipal, um laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou que o morador tinha o vírus da febre. A família do idoso foi comunicada pela secretaria sobre o laudo e recebe apoio.

Segundo a prefeitura, o resultado da morte de 13 macacos em Itatiba deu positivo para a doença, e um continua sob investigação.

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado no dia 9 deste mês, aponta que 15 pessoas morreram pela doença. Do total, nove casos são autóctones e seis importados.

Prevenção

Como prevenção, moradores de Itatiba e toda a região devem receber a vacina contra febre amarela. A dose não é indicada para gestantes, pessoas com imunodepressão, doenças hepáticas graves, doenças renais graves, doenças oncológicas e alérgicos a ovo. Idosos acima de 60 anos passarão por avaliação antes de serem imunizados.

Quem se vacinou e não possui o comprovante deverá se vacinar novamente, segundo a prefeitura. Conforme o governo municipal, em abril a Secretaria de Saúde percorreu a área rural aplicando a imunização de casa em casa.

Força-tarefa

A cidade terá uma programação especial para vacinar os moradores de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h no Ambulatório Central de Especialidades e Unidades de Saúde.

No dia 21, poderão tomar a dose no estacionamento do Centro de Atenção à Criança (CAC), dia 22 no Parque da Juventude, 28 em todas as unidades de saúde e dia 29 no Parque da Juventude.

Compartilhe