Diário de São Paulo
Siga-nos

Grandes cidades recebem um terço dos primeiros médicos que se apresentaram para substituir cubanos

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (26), 224 médicos que se inscreveram no programa Mais Médicos já se apresentaram

Grandes cidades recebem um terço dos primeiros médicos que se apresentaram para substituir cubanos
Grandes cidades recebem um terço dos primeiros médicos que se apresentaram para substituir cubanos

Redação Publicado em 27/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h56


Segundo dados do Ministério da Saúde, 224 profissionais já estão trabalhando desde segunda (26). Apenas um está em um distrito indígena.

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (26), 224 médicos que se inscreveram no programa Mais Médicos já se apresentaram em 118 municípios. O G1 fez um balanço desses primeiros dados divulgados sobre a ocupação das vagas e concluiu que um em cada três médicos que já formalizaram o vínculo com às prefeituras vai trabalhar em capitais ou regiões metropolitanas. Esse tipo de cidade concentra, no entanto, apenas 18% das vagas disponíveis no edital.

A apuração levou em conta apenas 8.185 das 8.517 vagas disponíveis no edital (96%), ficando excluídas as 332 vagas em distritos indígenas. No edital, esses distritos aparecem abarcando mais de um município — não sendo possível saber, ainda, em qual deles o profissional se apresentou.

Veja alguns dos principais pontos:

  • Os municípios considerados como “áreas vulneráveis” e “de extrema pobreza” somam, juntos, 46% das vagas do edital. No entanto, apenas 20% dos médicos já se apresentaram nesses dois tipos de cidade até segunda-feira (26).
  • Os 100 municípios com mais de 80 mil habitantes do edital somam apenas 7% das vagas, mas contam com 15% dos médicos que já se apresentaram.
  • São Paulo e Minas Gerais têm a maior quantidade de médicos que já começaram a trabalhar — 24 e 22, respectivamente.
  • Até agora, apenas um dos 224 profissionais se apresentou em um distrito de saúde indígena, na Paraíba.

O levantamento é, no entanto, preliminar — porque os médicos têm até 14 de dezembro para se apresentar às prefeituras. As inscrições no site do programa, para médicos com registro no Brasil, vão até o próximo dia 7. O salário é de R$ 11.865,60.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, 97,2% das vagas disponíveis já foram preenchidas.

Compartilhe