
Redação Publicado em 21/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h56
Segundo um levantamento do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo, 98% dos farmacêuticos entrevistados relataram falta de algum medicamento.
A pesquisa sobre desabastecimento foi feita com 1.152 farmacêuticos de todo o estado, principalmente do setor privado, mas foram ouvidos também fornecedores do setor público e filantrópico.
Deste total, 93% dos farmacêuticos disseram sofrer com o desabastecimento de antibióticos; 76% também indicaram falta de remédios para problemas respiratórios, principalmente medicamentos expectorantes e 68% deles apontaram a falta de remédios antialérgicos.

Em relação aos analgésicos, 60% dos profissionais relataram falta de remédios como ibuprofeno, paracetamol e dipirona.
Boa parte dos medicamentos em falta é de xaropes e remédios em gotas para uso pediátrico, o que traz uma preocupação maior com os tratamentos de crianças. Além disso, nesta época mais fria ocorrem mais doenças respiratórias, que provocam uma procura maior por antibióticos, analgésicos e expectorantes.
Segundo o conselho, o motivo é a falta de insumos, provocada pelo lockdown na China e pela guerra na Ucrânia. Marcelo Polacow, presidente do Conselho Regional de Farmácia do estado, disse que não há como prever quando o problema será resolvido e que é importante que os médicos consultem farmacêuticos sobre o que está em falta antes de fazer a prescrição para os pacientes.
O Ministério da Saúde informou que trabalha para manter a rede de saúde abastecida com remédios oferecidos pelo SUS e para tentar evitar o desabastecimento. Já a Secretaria de estado da Saúde disse que os medicamentos listados pelo conselho são adquiridos diretamente pelas cidades.
Além da falta de remédio, nesta segunda-feira (20), a Confederação Nacional de Saúde publicou uma nota em que manifesta preocupação com a falta de soro hospitalar e também de contraste, medicamento usado para a realização de exames radiológicos em hospitais, laboratórios e clínicas particulares do país.
Leia também

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica da Colcci em Itajaí e mobiliza força-tarefa dos bombeiros

Ex-ator mirim da Globo revela drama pessoal e fé após sair do armário

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CPIs do Lixo esperam convocados “treinarem” para depoimentos no dia 21

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Lula abre 8 pontos sobre Flávio Bolsonaro no segundo turno, aponta Quaest

Homem mata sogra dentro de apartamento e depois tira a própria vida no ABC Paulista

Estados Unidos ampliam ataques contra o Irã e explosões elevam risco de guerra regional

Quadrilha é presa com quase R$ 20 mil em notas falsas no Morumbi

Espanha e Argentina fazem na final da Copa o duelo que a Finalíssima não conseguiu entregar