Diário de São Paulo
Siga-nos

Deputado pede explicações sobre uso de avião da FAB para transportar garimpeiros

O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon, enviou nesta segunda-feira um requerimento de informações ao vice-presidente Hamilton Morão, para o

Deputado pede explicações sobre uso de avião da FAB para transportar garimpeiros
Deputado pede explicações sobre uso de avião da FAB para transportar garimpeiros

Redação Publicado em 24/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h54


Alessandro Molon pediu informações sobre investigações do Ministério Público Federal (MPF) aberta para apurar caso

O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon, enviou nesta segunda-feira um requerimento de informações ao vice-presidente Hamilton Morão, para o Ministério da Defesa e para o Ministério do Meio Ambiente pedindo explicações sobre as investigações do Ministério Público Federal (MPF)  sobre o uso de um avião da FAB para o transporte de garimpeiros.

As investigações apuram o uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar supostos garimpeiros do Pará até Brasília para uma reunião com o ministro Ricardo Salles.

Nos pedidos, Molon pede esclarecimentos sobre a finalidade do transporte de lideranças do Pará até Brasília, quem são essas lideranças e se elas praticam garimpo legal, ou não.

Em documento enviado ao MPF, a própria FAB confirmou que concedeu, em seis de agosto, uma aeronave para levar pessoas até a capital, mas informou que se tratavam de lideranças indígenas.

“Diante da investigação do MPF sobre o uso de aviões da FAB para transportar garimpeiros ilegais para uma reunião com Salles, acabo de enviar Requerimento de Informações para o vice presidente Mourão, para o Ministério da Defesa e para o do Meio Ambiente. Explicações já!”, escreveu Molon no Twitter.

“É muito grave a denúncia de que aeronaves federais tenham sido usadas para transportar pessoas que estão cometendo crimes ambientais para uma reunião em Brasília com o ministro do Meio Ambiente. E mais grave ainda é a suspeita de que o ministro do Meio Ambiente tenha colaborado, de alguma forma, para a retirada dos equipamentos desses criminosos ao interromper operações de fiscalização contra atos que ele deveria estar combatendo”, afirma o deputado.

Indígenas consultados pelo Ministério Público afirmaram que as pessoas transportadas eram defensores dos interesses de garimpeiros que atuavam com a exploração ilegal de minérios no interior da terra indígena Munduruku.

Ainda de acordo com a resposta da FAB, a determinação para ceder um avião foi acompanhada de ordem para suspender temporariamente a Operação Verde Brasil 2 na região de Jacareacanga.

Segundo as apurações, Salles havia se encontrado com os garimpeiros um dia antes, durante visita ao sudoeste do Pará. A FAB informou que enviou as aeronaves por solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), para apoiar uma operação de combate a crimes ambientais dentro das terras Munduruku e Sai Cinza. Porém, a operação não ocorreu.

.
.
.
Agência O Globo
Compartilhe  

últimas notícias