Diário de São Paulo
Siga-nos

Casal comemora bodas de prata com 70 quilos a menos: ‘Amor e muita dedicação’

Ao chegar às bodas de prata, os casais festejam de forma simbólica a força e a estabilidade de permanecerem juntos por 25 anos. Um casal de São José do Rio

Casal comemora bodas de prata com 70 quilos a menos: ‘Amor e muita dedicação’
Casal comemora bodas de prata com 70 quilos a menos: ‘Amor e muita dedicação’

Redação Publicado em 27/01/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h24


Ao chegar às bodas de prata, os casais festejam de forma simbólica a força e a estabilidade de permanecerem juntos por 25 anos. Um casal de São José do Rio Preto (SP), que comemora a data neste ano, uniu a estas qualidades a determinação de, juntos, eliminarem 70 quilos em um ano e meio.

Para alcançar a meta, o casal aplicou à dieta o mesmo que os uniu por 25 anos: amor, dedicação, força de vontade e persistência.

“É preciso amor e muita dedicação, porque sem ela não seria possível perder tanto peso. Desejamos que todos saibam que assim como nós, quem quiser também pode conseguir. É apenas uma questão de força de vontade e persistência.”

O primeiro passo para o início da dieta ocorreu em 2016, quando, aos 41 anos, o engenheiro elétrico Rogério Moura pesava 120 quilos e foi diagnosticado com diabetes, pressão alta e grande porcentagem de gordura no fígado.

Para incentivá-lo, a pedagoga Cecília Leme de Souza, de 42 anos, também adotou hábitos mais saudáveis e embarcou na mudança de rotina. Diariamente, os dois começaram a fazer pequenas caminhadas.

Com o passar do tempo, ganharam mais resistência física e aumentaram as distâncias. “Hoje, caminhamos todos os dias e aos fins de semana andamos 20 quilômetros”, contam.

Uma das aliadas para a perda de peso foi a drástica redução de massas, frituras, refrigerantes, doces e alimentos com alto teor calórico. O casal adotou um cardápio mais light com frutas, vegetais, saladas, derivados integrais e chás.

Diferança entre o antes e depois fica evidente (Foto: Arquivo Pessoal )

Diferança entre o antes e depois fica evidente (Foto: Arquivo Pessoal )

Por um ano, os dois também deixaram a ‘cervejinha’ dos dias de folga de lado e afirmam que a dificuldade não estava só em se exercitar, mas, principalmente, em controlar a alimentação.

“A geladeira está muito diferente de antigamente. No início foi complicado, sentíamos muita vontade de pedir pizza, lanche ou algo do tipo”, conta Rogério.

Os dois conquistaram a perda gradativa de peso com perseverança, foco e paciência. Depois de um ano e meio empenhados, o casal alcançou a meta desejada. Somente Rogério eliminou 50 quilos, abandonou os três dígitos da balança e pesa 70 quilos. Cecília emagreceu 20 quilos, passando de 83 para 63 quilos.

Os benefícios do esforço não foram vistos apenas na balança. O engenheiro passou por uma bateria de exames médicos, que comprovaram a expressiva melhora da saúde. “Foi um alívio emagrecer e, principalmente, descobrir que estou mais saudável”, diz.

Cecília, que no início começou a reeducação alimentar apenas para apoiar o marido, afirma que a autoestima aumentou e se sente muito mais disposta para as tarefas do dia a dia. “Consigo agachar, pular, levantar e correr sem sentir aquela fadiga de antigamente”, afirma a pedagoga.

Incentivo

Para o casal, além da perda de peso, é importante demonstrar para outras pessoas que tudo é possível. Principalmente para quem se assusta ao ver seu peso na balança e pensa que nunca irá emagrecer.

“Conseguimos incentivar alguns amigos com a nossa atitude e eles também passaram a ser mais saudáveis”, afirma o casal.

Rogério conta que o único objeto que guarda da antiga época em que pesava 120 quilos é um terno de tamanho 52. A gordura foi embora, as doenças também e no lugar sobraram muitas roupas que não serviam mais.

“Usava 52 e atualmente visto 38. Doei tudo com enorme felicidade. A única coisa que deixei foi um terno para me lembrar de nunca mais voltar ao peso que perdi.”

O objetivo do casal é dar continuidade ao trabalho que tiveram para atingir o objetivo. “A reeducação alimentar foi concluída. Agora, vem a manutenção diária para que os resultados continuem a aparecer. É como no casamento…”, brincam.

* Colaborou sob a supervisão de Marcos Lavezo

Rogério perdeu 50 kg e Cecília 20 kg (Foto: Arquivo Pessoal)

Rogério perdeu 50 kg e Cecília 20 kg (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhe  

últimas notícias