Diário de São Paulo
Siga-nos

BTS decide dar pausa na carreira e o motivo reacende discussão importante na Coreia do Sul

Imagem BTS decide dar pausa na carreira e o motivo reacende discussão importante na Coreia do Sul

Redação Publicado em 05/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 20h49


A decisão do grupo sul coreano BTS de fazer uma pausa nos trabalhos no dia 14 de junho reacendeu o debate sobre o serviço militar da Coreia do Sul. Será que é prudente se manter fiel às tradições e a honra quando a abertura econômica e cultural do país está em jogo?

A isenção de ídolos de seus serviços militares sempre foi um tópico de discussão na Coreia, que em 2020 aprovou a ‘Lei BTS’ que permite estender o prazo do alistamento até os 30 anos. O assunto é delicado, uma vez que nenhum outro grupo ganhou tal privilégio.

Nesta segunda-feira (4) o Parlamento se reuniu para discutir uma nova emenda que permitiria que artistas de k-pop, que atendam a certos critérios, fizessem apenas um treinamento militar de três semanas.

Na Coreia do Sul, todos os homens entre os 18 e 28 anos têm que prestar serviços ao exército obrigatoriamente por dois anos e poucos fatores são dignos de isenção.

Somente algumas categorias específicas podem adiar ou diminuir o tempo de serviço, como atletas que conquistam medalhas em Olimpíadas ou medalhas de ouro em Jogos Asiáticos, músicos e bailarinos clássicos que conquistam prêmios importantes.

A nova emenda surge em reflexo do impacto do grupo BTS na economia sul-coreana, como também sua importância para a difusão da cultura do país no mundo.

“A extensão em que o BTS elevou o perfil da Coreia do Sul em todo o mundo através do ‘soft power‘ deve ser levado em consideração ao considerar seu serviço militar”, comentou Yoon Sang-hyun, parlamentar que sugeriu a alteração, à Reuters.

Agora, o grupo entrou em hiato para poderem descansar e se descobrirem musicalmente individualmente antes de voltarem aos trabalhos como uma banda.

Yoon afirma que o principal motivo por trás da pausa na carreira do BTS como grupo foi o serviço militar de Jin, que completa 30 anos em dezembro, atingindo a idade máxima para cumprir as atividades.

O BTS já afirmou que está disposto a cumprir o alistamento e que em conjunto com a agência HYBE, estão decidindo a melhor maneira de fazê-lo.

Apesar do pronunciamento, ainda não é certo quando o grupo tirará um tempo de suas atividades, sejam individuais ou em grupo, para o alistamento, e nem se os sete membros deverão ir e retornar juntos, algo nunca feito em outros grupos de K-pop.

Normalmente, os integrantes vão separados ou se organizam em duplas, de acordo com as datas de aniversário mais próximas. Agora, só basta aos fãs esperarem para ver como as decisões irão se acertar e como impactarão a volta do grupo.

Compartilhe