Diário de São Paulo
Siga-nos

Ucrânia tornou-se ‘Estado terrorista’, diz presidente do Parlamento russo

Imagem Ucrânia tornou-se ‘Estado terrorista’, diz presidente do Parlamento russo

Redação Publicado em 05/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h17


O presidente da Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, Vyacheslav Volodin, disse aos membros em uma sessão plenária nesta terça-feira (5) que a Ucrânia se tornou um “Estado terrorista”, de acordo com as declarações publicadas no site da Duma (nome pelo qual é conhecido essa seção do parlamento).

De acordo com o relato, Volodin disse que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é o chefe de um “regime criminoso”.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que essa alegação é propaganda sem fundamento, usada para justificar uma tomada de território.

Presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, durante desfile militar do Dia da Vitória em Moscou — Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

Presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, durante desfile militar do Dia da Vitória em Moscou — Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

O presidente do Parlamento russo também disse que a Ucrâniaestava fazendo “tudo” para garantir que as tropas de Moscou não interrompessem sua “operação militar especial” nas fronteiras das autoproclamadas República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk no leste da Ucrânia, informou a agência RIA Novosti.

Moscou no domingo reivindicou a “libertação” de todo a área reivindicada pelos separatistas da República Popular de Luhansk, no território da província de Luhansk, e está prosseguindo com sua campanha para tirar do controle de Kiev o território vizinho, reivindicado pela República Popular de Donetsk.

Mas suas forças também assumiram o controle da cidade de Kherson e de grandes partes das regiões de Kherson e Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, e bombardearam alvos em todo o país, bem como fizeram uma tentativa de avanço, posteriormente abandonada, sobre a capital Kiev.

Compartilhe  

últimas notícias