Diário de São Paulo
Siga-nos

BC afirma que alta do dólar não coloca em risco o crescimento econômico do País

— Temos a taxa de câmbio mais apreciada, mas inflação sob controle sem elevação do premio de risco(Credit Default Swap, um espécie de seguro pago pelos

BC afirma que alta do dólar não coloca em risco o crescimento econômico do País
BC afirma que alta do dólar não coloca em risco o crescimento econômico do País

Redação Publicado em 18/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h35


Queda de juros seria o motivo para câmbio mais elevado, diz diretor de Politica Econômica do banco, Fábio Kanczuk

O diretor de politica Econômica do Banco Central, Fábio Kanczuk, afirmou que a razão mais clara para a taxa de câmbio mais apreciada é a queda de juros, com o real deixando de ser uma moeda especulativa.
O diretor do BC afirmou que a subida do dólar não coloca em risco o crescimento econômico do País e que a moeda americana vai ‘para onde tiver que ir’.

— Temos a taxa de câmbio mais apreciada, mas inflação sob controle sem elevação do premio de risco(Credit Default Swap, um espécie de seguro pago pelos investidores para investir em títulos públicos). Antes o dólar subia e a razão era outra, as vezes ligada ao lado fiscal e com o prêmio de risco subindo. Agora a razão mais clara para (para a alta do dólar) é a queda dos juros — afirmou Kanczuk, que participou de evento do banco BTG, em São Paulo.

Ele frisou, entretanto, que o BC não mira nenhum nível de câmbio e a moeda americana flutua ‘para onde tiver que ir’. Segundo Kanczuk, o Banco Central só intervem para evitar distorções no mercado.

O diretor do BC afirmou que o nível de reservas internacionais do país (que encerram 2019 acima de R$ 350 bilhões) é ótimo e a chance de o país ter problemas com o risco-pais tem diminuído.

— É algo confortável como está — disse.

iG

Compartilhe  

Tags dólar

últimas notícias