Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo!

Mulher é mordida por um dos animais mais venenosos do mundo; veja qual

Ela foi picada duas vezes na região da barriga

Mulher é mordida por um dos animais mais venenosos do mundo; veja qual - Imagem: reprodução redes sociais
Mulher é mordida por um dos animais mais venenosos do mundo; veja qual - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 19/03/2023, às 11h45


Na tarde da última quinta-feira, 16, uma mulher de 30 anos que não teve a identidade divulgada pelas autoridades foi mordida por um polvo-de-anéis-azuis, uma espécie altamente venenosa com capacidade de matar, em uma praia da costa norte de Sydney, na Austrália.

De acordo com o Extra, a vítima, que não teve a identidade revelada, estava nadando quando pegou a concha em que o animal estava e foi picada duas vezes no barriga, mas continua viva.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a mulher relatou ter sentido dor abdominal ao redor da mordida e os paramédicos rapidamente aplicaram compressas de gelo no local. Ela foi levada para o hospital Royal North Shore em condição estável para monitoramento e tratamento adicional.

Uma mordida de polvo-de-anéis azuis é uma chamada rara para nós, mas eles são extremamente venenosos", disse ao moesmo jornal o inspetor de ambulâncias que atuou no caso, Christian Holmes.

A espécie é altamente perigosa por produzir uma toxina de ação rápida que causa paralisia em poucos minutos e pode ser fatal. A mordida deste polvo pode levar a uma parada respiratória, visto que cerca de 0,5 mg de seu veneno já é capaz de matar uma pessoa adulta.

Isso porque, é comum que as vítimas permaneçam totalmente conscientes, enquanto a toxina paralisa os músculos voluntários, incluindo o sistema respiratório, o que pode fazer com que algumas pessoas morram por falta de oxigênio.

O animal, que mede cerca de 12 cm, é considerado um dos mais tóxicos do mundo. E não há antídoto contra os compostos presentes na saliva dos polvos-de-anéis-azuis, mas, após o período dos sintomas, os pacientes demonstram sinais rápidos de melhora.

Compartilhe  

últimas notícias