Diário de São Paulo
Siga-nos
SUS Digital

Ministérios firmam acordo para criação do prontuário nacional online no SUS

Adesão do aplicativo pode resultar em economia de R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos

SUS. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
SUS. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 14/07/2023, às 08h07


Nesta quinta-feira (13), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos ministérios, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Conselho Nacionalde Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) também estão envolvidos nessa parceria.

Com esse acordo, o aplicativo, que já é utilizado em 41 hospitais universitários da Ebserh, irá auxiliar na melhoria dos serviços oferecidos aos pacientes do sistema de saúde.

Segundo Arthur Chioro, presidente da Ebserh, com essa adesão, será possível unificar o prontuário nacional online, contendo informações sobre alergias, histórico de internações e medicamentos administrados. Os pacientes também terão acesso ao receituário médico por meio do aplicativo.

A tecnologia também permitirá que os hospitais acompanhem e gerenciem de forma detalhada seus estoques de medicamentos.

Para 2024, a previsão é de que os pacientes possam agendar, remarcar ou cancelar consultas por meio do aplicativo.

Com o compartilhamento dessa tecnologia por meio dessa parceria, Chioro estima que serão economizados aproximadamente R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos, uma vez que não serão necessários novos investimentos, o que resultará em uma maior eficiência dos gastos públicos.

Estima-se que cerca de 25 milhões de pacientes sejam beneficiados com a adesão do aplicativo pelo SUS.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que a inclusão digital dessa tecnologia contribuirá para a redução das desigualdades no acesso à saúde.

Compartilhe  

últimas notícias