Diário de São Paulo
Siga-nos
Farmácia

Ministério da Saúde antecipa entrega de 400 mil doses de insulina no SUS

A distribuição deve acontecer ainda na próxima semana, evitando a falta do medicamento

OMinistério da Saúde antecipou a entrega de 400 mil doses de insulina no SUS. - Imagem: reprodução I Freepik
OMinistério da Saúde antecipou a entrega de 400 mil doses de insulina no SUS. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 25/06/2023, às 08h18


Nesta semana, o Ministério da Saúde antecipou a entrega de 400 mil doses de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que não ocorrerá a falta do medicamento para as pessoas que vivem com diabetes mellitus tipo 1

As ações intensivas ao setor farmacêutico é resultado do pregão eletrônico que foi assinado nesta semana, conforme informações do portal do governo.

A previsão é que, a partir da compra, ainda na próxima semana sejam feitas as entregas para todos os estados, beneficiando o total de 67 mil brasileiros.

Além disso, outras remessas serão distribuídas ao longo do ano, garantindo o abastecimento da insulina até o mês de julho de 2024.

Nos últimos anos, a escassez mundial do produto fez com que a dificuldade na compra do medicamento crescesse, gerando um alerta na possível falta da dose para as pessoas que fazem o uso a partir da rede pública. 

Após tentativas frustradas de aquisição, que poderiam causar risco de desabastecimento, o Ministério tomou a atitude de uma compra emergencial autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com isso, acontecerá a entrega das 400 mil doses de insulina, juntamente com as 1,3 milhão de unidades da aquisição emergencial internacional.

Mesmo diante do cenário não tão positivo, o Ministério da Saúde também adotou outras medidas, como a de fortalecimento do Complexo Industrial de Saúde no Brasil, para que a eficiência do SUS nesse quesito possa atender todos os pacientes.

Compartilhe  

últimas notícias