Diário de São Paulo
Siga-nos
Comovente

Menina de 4 anos com câncer pede cabelo comprido em carta ao Papai Noel

O relato da criança inspirou uma campanha para apoiar famílias que passarão o Natal em hospitais

Macy foi diagnosticada com leucemia em janeiro de 2022 - reprodução/ECHC
Macy foi diagnosticada com leucemia em janeiro de 2022 - reprodução/ECHC

Mateus Omena Publicado em 20/11/2022, às 15h12


Uma criança diagnosticada com leucemia escreveu uma carta comovente para o Papai Noel, pedindo que ela voltasse a ter cabelo. O relato foi feito depois de meses de tratamento contra a doença, descoberta no início do ano.

Macy, 4, está recebendo quimioterapia depois de ser diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em janeiro. Por causa dos agressivos sintomas da doença e dos fortes medicamentos, a pequena perdeu seus cabelos loiros, segundo informações do jornal britânico Daily Record.

Faltando quase um mês para o Natal, Macy se adiantou e escreveu em uma carta ao Papai Noel que seu desejo era que seu cabelo voltasse a crescer igual ao de sua mãe. Ela também aproveitou para pedir bobbles de cabelo e uma escova.

A menina está recebendo cuidados no Royal Hospital for Children and Young People (RHCYP) em Edimburgo, na Escócia. 

Emocionada, a mãe da criança, Gillian, declarou: “Devido ao tratamento quimioterápico de Macy, ela perdeu seu lindo cabelo loiro, que achava muito duro. Seu desejo este ano é que seu cabelo volte a crescer o suficiente para que ela possa prendê-lo em um rabo de cavalo igual ao meu”.

E acrescentou: “Também esperamos que ela se sinta um pouco melhor, pois no Natal passado ela estava muito mal. Ela tinha resfriados frequentes antes de seu diagnóstico e simplesmente não estava com vontade de brincar com nenhum de seus brinquedos”.

A família de Macy decidiu divulgar a carta dela na internet e em diversos locais para o Natal, como parte de uma campanha de caridade.

Em seu projeto “Redirected Letters to Santa” (“Cartas redirecionadas para o Papai Noel”, em tradução livre), uma instituição de caridade está pedindo aos apoiadores que façam uma doação para apoiar as famílias que enfrentam câncer e outras graves doenças e que passarão o Natal em internação hospitalar.

Para Gillian, a campanha tem ajudado Macy a enfrentar a doença sabendo que ela não está sozinha, pois pessoas de diferentes locais estão torcendo por sua recuperação. Ela afirma que a filha se sente mais acolhida com as demonstrações de gentileza.

"Isso realmente tornou nossa jornada hospitalar um pouco mais fácil e somos muito gratos a todos aqueles que estiveram ao nosso lado durante os momentos mais difíceis”.

Devido à repercussão do caso, o Hospital Infantil de Caridade de Edimburgo (ECHC, na sigla em inglês) interveio para pedir às pessoas que ajudem a trazer um pouco de magia para as famílias que não estarão em casa no Natal.

“A realidade é que algumas crianças e jovens precisam ficar no hospital no Natal, então o que deveria ser um momento de magia e risadas se torna um momento de preocupação, para eles e suas famílias”, declarou Pippa Johnston, diretora do ECHC.

“Embora não possamos acabar com a dor deles, podemos proporcionar um pouco de felicidade. Trabalhamos arduamente para garantir que nenhuma criança ou jovem perca a alegria da época festiva”, completou Pippa.

E finalizou: “Pedimos ao povo de Edimburgo que faça uma doação para ajudar a entregar magia e tornar o Natal no hospital um pouco mais fácil para crianças e famílias”.

Compartilhe  

últimas notícias