A média móvel de novos casos conhecidos de Covid-19 notificados na cidade de São Paulo bateu recorde na última quinta-feira (13), superando inclusive o número

Redação Publicado em 18/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h23
A média móvel de novos casos conhecidos de Covid-19 notificados na cidade de São Paulo bateu recorde na última quinta-feira (13), superando inclusive o número registrado no pico da pandemia, em março de 2021.
Na última quinta-feira (13), a média diária chegou a 6.928 novos casos confirmados. Antes, o pico de novos casos havia ocorrido em 17 de março de 2021, quando a média foi de 6.801 registros. Os números foram calculados pela Prefeitura de São Paulo com base nos registros feitos nos sistemas E-SUS e Sivep-Gripe e seguem os critérios de definição de casos do Ministério da Saúde.
O recorde é condizente com um estudo que a Prefeitura de São Paulo havia divulgado, no início de janeiro, que estimava que os casos leves haviam batido recorde desde o início da pandemia. A análise foi feita com base em projeções e não nas notificações em si.
Apesar de o número de novos casos estar acima do verificado no pior momento da pandemia, os casos graves que exigem hospitalização (chamados de Síndrome Respiratória Aguda Grave), representam hoje apenas 6% do número recorde verificado em março de 2021.

Casos de Covid-19 registrados na cidade de São Paulo, por data de notificação — Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo
A menor proporção de casos de SRAG, em relação ao total, pode ocorrer por conta do avanço da vacinação e também por características da variante ômicron.
Em 15 de março de 2021, enquanto a capital enfrentava escassez de leitos e de oxigênio, a média móvel de casos graves de Covid-19 foi de 831 pacientes por dia. Na última quinta-feira (13), foram 52 pacientes.
Este número leva em conta a data de início dos sintomas, ao contrário do número de casos notificados, que considera o dia em que o registro foi incluído no sistema. Assim, a média móvel de casos graves verificada no dia de recorde de casos ainda pode aumentar nos próximos dias, conforme os pacientes que tiveram sintomas na última quinta procurarem os serviços de saúde.
Apesar do recorde verificado na capital, a média móvel de casos no estado de São Paulo ainda está distante da verificada em 2021. Isto pode ocorrer por conta de falhas na notificação estadual, que ocorrem desde o apagão de dados do Ministério da Saúde.
Nas últimas semanas, o governo do estado notificou menos casos em todo o território do que a prefeitura registrou apenas na capital. Para especialistas, essa divergência é um indício de que o número estadual está comprometido.
.
.
.
.
.
G1
Leia também

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

Nova plataforma robótica de cirurgia chega no Brasil e promete revolucionar o mercado

São Paulo registra dia mais quente do ano e qualidade do ar piora

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"