Diário de São Paulo
Siga-nos
Morcego

Jundiaí notifica 14º caso de raiva em morcego em 2023

As equipes também destacaram a importância da vacina antirrábica

Jundiaí notifica 14º caso de raiva em morcego no ano de 2023 - Imagem: reprodução Freepik
Jundiaí notifica 14º caso de raiva em morcego no ano de 2023 - Imagem: reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 12/09/2023, às 18h30


A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí, no estado de São Paulo, anunciou a detecção de um 14º caso de morcego com raiva na cidade, na terça-feira, 12 de setembro. O morcego em questão, pertencente à espécie Histiotus velatus, foi encontrado no bairro Jardim Copacabana. A prefeitura assegurou que nenhum morador teve contato direto com o animal.

Segundo G1, para abordar a situação, uma equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) visitou o bairro para instruir os residentes sobre como agir se encontrarem morcegos em circunstâncias anormais, como quando estão caídos em quintais, dentro de casas, incapazes de voar, parados na luz do dia em um muro ou voando durante o dia.

As equipes também destacaram a importância da vacina antirrábica, a qual deve ser administrada anualmente em cães e gatos, e forneceram informações sobre a doença à população.

Além disso, em situações em que um morcego é encontrado em circunstâncias incomuns, os moradores devem entrar em contato com a VISAM pelos números de telefone (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para solicitar o recolhimento do animal.

A prefeitura também aconselha que o morador isole o espaço onde o morcego foi encontrado e, se possível, imobilizar o animal, usando um recipiente como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. É importante tomar precauções e proteger as mãos, mesmo ao lidar com morcegos encontrados mortos.

Em Jundiaí, a vacina antirrábica está disponível gratuitamente. A aplicação pode ser agendada na VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes, 375, na Vila Municipal, por meio do número de telefone mencionado anteriormente.

Compartilhe  

últimas notícias