Diário de São Paulo
Siga-nos
Hospital

Hospital de Belford Roxo é acusado de negar atendimento a bebê que nasceu em carro

A criança faleceu e os pais alegam que a demora no atendimento foi a causa

Hospital de Belford Roxo é acusado de negar atendimento a bebê que nasceu em carro - Imagem: Reprodução Freepik
Hospital de Belford Roxo é acusado de negar atendimento a bebê que nasceu em carro - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 21/09/2023, às 17h28


Uma família alega que o Hospital Municipal de Belford Roxo recusou atendimento a um bebê que nasceu dentro de um carro de aplicativo. A criança, que era prematura, não sobreviveu e foi sepultada na quarta-feira (21).

A gestação estava no sétimo mês, e os pais estavam ansiosos pela chegada de Eloáh.

No entanto, no último sábado (16), a mãe começou a sentir-se mal e chamou um carro de aplicativo para levar ela e sua sogra ao Hospital Municipal de Belford Roxo.

A bebê acabou nascendo durante o trajeto, e de acordo com a família, o hospital se recusou a prestar atendimento e sugeriu que elas buscassem assistência em Mesquita.

Segundo o G1, o  motorista confirmou  a versão. “A enfermeira falou que era para ir para o Hospital da Mãe porque lá não tinha condições. Colocaram a criança em um pano branco e disseram para a gente ir porque não tinha recurso. Não tiraram nem elas do carro”, relata Bruno Borges.

O trajeto durou cerca de 25 minutos. “A avó ainda brincou dizendo que ela não esperou para nascer”, completou o motorista.

De acordo com o testemunho, assim que chegaram ao Hospital de Mesquita, elas receberam os primeiros cuidados médicos. No entanto, algum tempo depois, receberam a triste notícia de que a bebê não havia sobrevivido.

O pai, visivelmente emocionado, compartilhou os projetos que tinham para a criança.

 “Estávamos acompanhando, comprando as coisinhas dela. Queria montar nosso quarto, nossa casa”, conta Ryan Dias.

Segundo o relato da família, os médicos informaram que, se a criança tivesse recebido atendimento médico anteriormente, teria uma chance de sobreviver. A menina foi sepultada no Cemitério de Belford Roxo na quarta-feira (21).

Posições dos Envolvidos no Caso

A Prefeitura de Belford Roxo inicialmente declarou que a mãe da bebê chegou ao hospital e que uma equipe de saúde a orientou a entrar para receber os cuidados médicos. Eles afirmam que a família permaneceria no local até ser transferida, mas a mãe optou por seguir diretamente para o Hospital de Mesquita.

Após ser questionada novamente em relação às alegações de Bruno Borges, a prefeitura declarou desconhecer essa informação, porém, afirmou que a secretaria investigará os fatos. A administração acrescentou que tal conduta não é uma prática usual no município.

Por sua vez, o Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, alega que a mãe e a recém-nascida receberam atendimento imediato, e manobras de ressuscitação foram realizadas por mais de uma hora. A direção da unidade expressou pesar pela perda do bebê.

A família informou que pretende registrar o ocorrido na delegacia.

Compartilhe  

últimas notícias