Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Farmácia Popular: no primeiro semestre, o programa atendeu mais de 18 milhões de brasileiros

Com a retomada do benefício pelo Governo Federal, o Brasil passou a expandir a oferta de medicamentos gratuitos

O programa Farmácia Popular já atendeu mais de 18 milhões de brasileiros. - Imagem: reprodução I Freepik
O programa Farmácia Popular já atendeu mais de 18 milhões de brasileiros. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 20/08/2023, às 08h15


Com a retomada do programa Farmácia Popular pelo Governo Federal, mais de 18 milhões de pessoas no Brasil foram alcançadas entre janeiro e julho no primeiro semestre do ano de 2023.

A ação amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros e, assim, foram dispensados mais de 290,7 milhões de insumos entre remédios e fraldas, a partir do investimento federal de R$ 46,5 milhões. 

Com a medida, o Ministério de Saúde passou a disponibilizar a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

Ao todo, 811 cidades puderam e podem solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para essa população – do atendimento médico ao tratamento.

Inclusive, de forma inédita, beneficiários do Bolsa Família puderam e podem retirar os mais de 40 medicamentos e itens farmacêuticos disponíveis, o que fez com que mais de 1,3 milhão de pessoas que fazem parte do benefício fossem atendidas.

Em resumo, a Farmácia Popular oferece tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais.

A iniciativa também fornece medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, contempla o tratamento para 11 doenças, de acordo com infomações do portal do governo

Compartilhe  

últimas notícias