Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacina, sim!

Covid-19: Ministério da Saúde libera vacinação com CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Veja as orientações da pasta sobre a imunização desta faixa etária

Crianças de 3 a 5 anos vão poder se vacinar com Coronavac, segundo Ministério da Saúde - Imagem: Freepik
Crianças de 3 a 5 anos vão poder se vacinar com Coronavac, segundo Ministério da Saúde - Imagem: Freepik

Jessica Anjos Publicado em 16/07/2022, às 13h31


Neste sábado (16), o Ministério da Saúde liberou a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra o coronavírus com a CoronaVac após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial da vacina para essa faixa etária. 

Antes dessa liberação, o uso da CoronaVac só era permitido para crianças a partir dos 6 anos no Brasil.

De acordo com a Área Técnica da Anvisa, a orientação para essa faixa etária é um esquema vacinal com duas doses, utilizando o intervalo de 28 dias entre cada uma. A não recomendação da vacina é para crianças imonocomprometidas, porque ainda não há informações sobre a aplicação neste grupo.

O imunizante, distribuído em território nacional, foi desenvolvido pela biofarmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan

"A pasta recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão será formalizada em nota técnica aos estados, bem como o cronograma de entrega de doses adicionais", disse o Ministério da Saúde em nota. 

De acordo com o jornal O Globo, apesar da decisão do Ministério ainda não há uma data prevista para a divulgação da nota técnica que serve para orientar os estados e municípios sobre como a aplicação da vacina deve ocorrer. 

Na última quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista à Carla Araújo, colunista da UOL, que não era possível prever uma data nem um calendário para início da vacinação deste grupo.

Compartilhe  

últimas notícias