Representantes da missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) à China para descobrir as origens do novo coronavírus disseram, nesta terça-feira (9), que o

Redação Publicado em 09/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h07
Representantes da missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) à China para descobrir as origens do novo coronavírus disseram, nesta terça-feira (9), que o vírus pode ter circulado em outro lugar antes de Wuhan, cidade chinesa onde foi detectado pela primeira vez. As declarações foram feitas durante a primeira coletiva de imprensa que o grupo fez sobre a missão.
A OMS também disse que a hipótese de que o vírus tenha sido vazado em um acidente de laboratório é “extremamente improvável” e que essa possibilidade não está entre as que a organização sugere para estudos futuros.
A equipe da entidade chegou a Wuhan em 14 de janeiro. Após duas semanas de quarentena, os integrantes visitaram locais incluindo o mercado de frutos do mar de Huanan – origem do primeiro grupo conhecido de infecções – e o Instituto de Virologia de Wuhan, que esteve envolvido em pesquisas do coronavírus.
O chefe da equipe chinesa da organização disse que não há evidências de que o vírus estivesse circulando antes de dezembro de 2019, quando os primeiros casos de Covid no mundo foram relatados.
“Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 na população do período anterior a dezembro de 2019”, disse Liang Wannian, chefe da equipe da China.
O especialista em vírus Peter Ben Embarek, que participou da missão da OMS, afirmou que a apuração revelou novas informações, mas não mudou “dramaticamente” o cenário da pandemia. Ele explicou que a entidade trabalhou com quatro hipóteses ao começar a investigação da origem do vírus:
Membros da equipe vinham procurando conter as expectativas sobre a missão. Na semana passada, o zoólogo Peter Daszak disse à Reuters que um de seus objetivos era “identificar os próximos passos para preencher as lacunas”. Outro integrante, o especialista em doenças infecciosas Dominic Dwyer, disse que provavelmente levaria anos para entender completamente as origens do Sars-CoV-2.
Leia também

A vitrine de Paris e a invenção do homem moderno

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Copa do Mundo 2022: quem são os 26 convocados para buscar o hexa?

Operação mira grupo suspeito de aplicar golpes milionários com cartões de crédito em São Paulo

Produtora de “Dark Horse” contratou filha de Edir Macedo em evento financiado pela Prefeitura de São Paulo

Crise de lideranças e o desafio da renovação política no Brasil

Operação no centro de SP apreende 50 mil figurinhas falsas da Copa de 2026 e mais de mil camisetas

Trump acusa o Irã de derrubar helicóptero dos EUA e promete resposta militar

STJ nega pedido de liberdade de Deolane Bezerra em investigação sobre lavagem de dinheiro

Professor de artes marciais é morto com tiro na cabeça em frente a academia na Grande SP