Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Caso de infecção da nova variante da Covid-19, Éris, é confirmado em São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de SP e o Ministério da Saúde também alegaram que é o primeiro caso no Brasil

Primeiro caso da variante Éris é confirmado no Brasil, especificamente no estado de São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik
Primeiro caso da variante Éris é confirmado no Brasil, especificamente no estado de São Paulo. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 18/08/2023, às 17h02


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo e o Ministério da Saúde anunciaram o primeiro caso da nova variante da Covid-19 no Brasil, popularmente conhecida como Éris (EG.5).

A paciente é uma mulher de 71 anos moradora da capital paulista que apresentou sintomas no final do mês de julho mesmo com uma carteira de vacinação completa.

Nesse contexto, a infectada recebeu os devidos tratamentos em uma unidadede saúde particular e ainda foi liberada no dia seguinte, de acordo com informações do portal G1.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a EG.5 é uma subvariante da Ômicron que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023, desde então tem apresentado cada vez um maior número de casos de infecção. 

''A confirmação da nova cepa EG.5 foi recebida pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) na quinta-feira (17) através de um laboratório hospitalar privado da capital'', afirmou a secretaria em nota. 

Até o momento, a Éris não é considerada de maior gravidade ou até mesmo apresentou riscos significativos em comparação com as demais variantes do vírus, mas não significa que casos graves possam ser registrados.

O Ministério da Saúde continuou com as recomendações em relação às medidas de prevenção que se igualam ao início da Covid-19 mesmo diante da confimação do caso pela primeira vez no Brasil, sendo a vigilância sanitária responsável por continuar a investigação epidemiológica. 

Compartilhe  

últimas notícias