Diário de São Paulo
Siga-nos
BOTULISMO

Botulismo: entenda o que é a doença e como se prevenir

Nos EUA, uma brasileira contraiu uma bactéria, desenvolveu botulismo e está há dois meses internada em UTI, paralisada

Nos EUA, uma brasileira contraiu uma bactéria, desenvolveu botulismo e está há dois meses internada em UTI, paralisada - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Nos EUA, uma brasileira contraiu uma bactéria, desenvolveu botulismo e está há dois meses internada em UTI, paralisada - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Ana Rodrigues Publicado em 17/04/2024, às 08h57


A brasileira Claudia de Albuquerque Celada, contraiu uma bactéria, acabou desenvolvendo botulismo e está há dois meses internada nos EUA.

Segundo o VivaBem, sendo causado por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, o botulismo é uma doença grave que causa a paralisia dos músculos, tem uma evolução rápida e pode levar à morte.

Transmissão

Existem três formas do botulismo: alimentar, intestinal e por ferimentos. A bactéria Clostridium botulinum entra no organismo pela ingestão de alimentos contaminados ou através de machucados na pele. Não é possível identificar a presença da bactéria ao olho nu.

A bactéria pode ser encontrada no solo, em alimentos e em fezes de animais sob a forma de esporos. Os esporos - que são unidades de reprodução -, são estruturas resistentes que se formam em condições desfavoráveis. Nos lugares com falta de oxigênio, como é o caso de conservas de alimentos, os esporos da bactéria começam a liberar a toxina.

No botulismo alimentar, a contaminação acontece através ingestão de toxinas em alimentos contaminados e que foram produzidos ou conservados de forma inadequada. O contato com esta bactéria pode acontecer por meio de alimentos em conversas e embutidos de vegetais e frutas (principalmente as artesanais); carnes e derivados cozidos, curados ou defumados de maneira artesanal; pescados defumados, salgados e fermentados; frutos do mar; leite; e derivados. Mas, raramente a transmissão acontece com alimentos enlatados industrializados.

A prevenção está nos cuidados com alimentos. É sempre muito importante ter atenção na hora de higienizar os produtos e suas mãos, e a recomendação é evitar ingerir alimentos em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e aspecto. Antes de ser consumidas, o ideal é ferver ou cozinhar por 15 minutos produtos industrializados e conservas caseiras.

Já no botulismo intestinal, os esporos contidos em alimentos contaminados se fixam e se multiplicam no intestino da pessoa infectada. Lá, ocorre a produção e a absorção da toxina.

Outro tipo de botulismo intestinal é o infantil, onde é mais frequente em crianças com idade entre três e 26 semanas, sua principal causa é a ingestão de mel de abelha, nas primeiras semanas de vida.

O botulismo por ferimentos é uma das formas mais raras da doença, pois é causado pela contaminação de ferimentos com a bactéria Clostridium botulinum.

Compartilhe  

últimas notícias