Diário de São Paulo
Siga-nos
Reino Unido

Bactéria carnívora devora rosto de mulher após acidente doméstico comum

Apesar de terrível, o caso teve uma reviravolta e o desfecho foi impressionante

Bactéria carnívora devora rosto de mulher após acidente doméstico comum - Imagem: reprodução The Sun
Bactéria carnívora devora rosto de mulher após acidente doméstico comum - Imagem: reprodução The Sun

Vitória Tedeschi Publicado em 15/03/2023, às 11h12


A britânica Donna Corden, de 51 anos, teve metade do rosto devorado e quase morreu depois de contrair uma bactéria carnívora em um acidente doméstico. Ela escorregou e abriu um pequeno corte na cabeça ao batê-la no forno, um caso simples e comum, que resultou em cerca de 15 cirurgias.

Era minúsculo, provavelmente um corte de meia polegada. Foi no dia seguinte que meu rosto realmente começou a inchar. Meu olho começou a ficar preto, mas nem perto de onde estava o corte. Ao redor da cavidade ocular e embaixo do olho, começaram a aparecer bolhas pretas", contou a britânica ao jornal Daily Star.

No dia seguinte, seu rosto começou a inchar e ao redor de seu olho, longe de onde estava o corte, e apareceram bolhas pretas. A situação piorou e, então, sua filha Jayde, ligou para a emergência, que levou Donna às pressas ao hospital.

Quando Donna foi internada, os médicos constataram que ela tinha sido infectada pela rara bactéria fasciíte necrotizante - que destrói o tecido debaixo da pele, e estava corroendo seu rosto e quase chegando em seu cérebro.

A bactéria pode entrar no organismo por meio de machucados ou fissuras na pele e, normalmente, o próprio corpo consegue combater as toxinas liberadas. Pessoas com diabetes, obesidade, idosos, portadores de doenças vasculares ou que fazem uso de drogas imunossupressoras, no entanto, são mais suscetíveis a contrair a infecção. 

"Fiz uma cirurgia que salvou minha vida, onde eles literalmente tiveram que remover metade do meu rosto. Eles estavam trabalhando contra o relógio lá. (Os médicos) também disseram aos meus filhos: 'Achamos que sua mãe não vai sobreviver'", lembrou.

Donna ficou em coma por quatro dias. Em seguida, passou por várias cirurgias para tentar corrigir a lesão do rosto deixada pela bactéria carnívora. Ainda em entrevista ao Daily Star, ela afirmou que o episódio assustador que viveu deixou uma coisa boa: ela conheceu o amor da sua vida, James Olsen.

"Achei que nunca conheceria ninguém depois que isso aconteceu comigo. Ele (o noivo) entrou em contato comigo há dois anos, foi apenas uma mensagem rápida dizendo: 'Acabei de ver o que aconteceu com você, deixe-me saber se você está livre para falar, espero que esteja bem", disse. Donna e James Olsen estão juntos desde então e planejam se casar em julho do próximo ano.

Compartilhe  

últimas notícias