Diário de São Paulo
Siga-nos
Suspensão da Ypê

Anvisa avalia manter suspensão de lote de produtos da Ypê após apontar risco sanitário

Relatório cita falhas graves na produção e possível contaminação microbiológica em produtos de limpeza da marca

Diretor da Anvisa garante que análise segue critérios técnicos e respeita o direito de defesa da empresa em questão - Imagem: Reprodução
Diretor da Anvisa garante que análise segue critérios técnicos e respeita o direito de defesa da empresa em questão - Imagem: Reprodução

Letícia Sales Publicado em 11/05/2026, às 09h46


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir nesta semana se mantém a suspensão da fabricação e da venda de determinados lotes de produtos da marca Ypê após identificar irregularidades consideradas graves em uma fábrica da empresa em Amparo, no interior de São Paulo.

A análise será feita pela diretoria colegiada da agência na próxima quarta-feira (13). A medida envolve lotes de lava-louças, lava-roupas líquido e desinfetantes com numeração final 1.

Durante uma inspeção realizada no fim de abril, fiscais da Anvisa, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e da Vigilância Sanitária de Amparo encontraram problemas estruturais e falhas no processo de fabricação da unidade da Química Amparo, responsável pela marca.

Segundo o relatório técnico, os agentes identificaram equipamentos com sinais de corrosão, além de restos de produtos armazenados e devolvidos às linhas de envase. O documento afirma ainda que houve falhas nos sistemas de garantia e controle de qualidade.

“Os problemas identificados comprometem o atendimento aos requisitos essenciais de boas práticas de fabricação de saneantes e indicam risco à segurança sanitária dos produtos, com a possibilidade de ocorrência de contaminação microbiológica, presença indesejada de micro-organismos patogênicos”, destacou a Anvisa.

O relatório também aponta que, entre dezembro de 2025 e abril de 2026, a empresa registrou resultados fora dos padrões microbiológicos, incluindo presença da bactéria pseudomonas aeruginosa em 80 lotes de produtos acabados. Segundo os fiscais, esses produtos não foram reprovados pelo controle de qualidade e permaneciam armazenados aguardando definição comercial.

De acordo com a Anvisa, produtos de limpeza contaminados podem causar infecções na pele, irritações nos olhos e problemas respiratórios, especialmente em pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos.

A agência orientou consumidores que possuem os lotes afetados a interromper imediatamente o uso e procurar o serviço de atendimento da empresa para informações sobre recolhimento dos produtos.

Em nota, a Ypê afirmou que as imagens divulgadas mostram áreas sem contato direto com os produtos comercializados e disse que os locais fazem parte de “um plano robusto de melhorias na fábrica”, alinhado com a Anvisa desde o ano passado.

A empresa informou ainda que mais da metade das adequações já foi executada e que a produção na unidade está paralisada desde quinta-feira (7) para acelerar as mudanças exigidas pelo órgão sanitário.

A fabricante também reiterou “seu compromisso de 75 anos como uma empresa 100% nacional, focada em entregar produtos de qualidade a um preço justo para todos os brasileiros”.

Na sexta-feira, a empresa apresentou recurso administrativo contra a decisão da Anvisa, o que suspendeu automaticamente os efeitos da medida até nova análise da diretoria da agência.

O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, afirmou que o processo segue critérios técnicos e científicos. “Foi feita toda essa investigação, toda essa análise. Então, tem os pareceres que foram feitos tecnicamente. Veja, a Anvisa segue a boa técnica, segue a ciência e segue a melhor metodologia”, declarou.

Ele também explicou que o direito de defesa da empresa está sendo respeitado. “Esse direito de ampla defesa foi exercido agora com o pedido que a empresa fez de suspensão desse efeito. Foi dada essa suspensão. É automático esse processo de concessão dessa suspensão. Só que nós vamos analisar essa questão de forma bem definitiva agora, na quarta-feira”, completou.


últimas notícias