Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

20% das mães adolescentes não sabem como evitar gravidez, diz estudo

Os pesquisadores destacam a importância desses resultados para informar e promover a educação sexual entre os jovens

20% das mães adolescentes não sabem como evitar gravidez, diz estudo. - Imagem: reprodução freepik
20% das mães adolescentes não sabem como evitar gravidez, diz estudo. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 27/12/2023, às 15h45


Um estudo recente conduzido pelo projeto Adolescentes Mães, do Hospital Moinhos de Vento, revelou que 20% das adolescentesque se tornam mães no Brasil desconhecem métodos eficazes de prevenção da gravidez. Os pesquisadores destacam a importância desses resultados para informar e promover a educação sexual entre os jovens.

Entre agosto de 2022 e maio de 2023, os pesquisadores entrevistaram 1.177 mães de diferentes regiões do Brasil, atendidas em hospitais selecionados. Conforme informações do portal Metrópoles, elas foram divididas em dois grupos: adolescentes de 10 a 19 anos (49,5%) e mulheres adultas de 20 a 29 anos (50,4%). No grupo mais jovem, 2,12% eram mães com idades entre 10 e 14 anos.

Aproximadamente 64% das adolescentes relataram gravidez não planejada, sendo que 20,4% não tinham conhecimento sobre métodos de prevenção. Em contrapartida, 58% das mulheres adultas entrevistadas afirmaram ter engravidado de propósito, expressando o desejo de se tornarem mães.

Os dados indicam que a maioria das adolescentes (88,5%) se tornou mãe enquanto solteira, enquanto entre as adultas esse percentual foi de 73,7%. Uma em cada quatro jovens afirmou ter sido deixada pelo pai do bebê ao descobrir a gravidez, comparado a 15,4% das mulheres adultas que passaram pela mesma situação. Uma das principais repercussões da maternidade precoce para as jovens foi a interrupção dos estudos.

Além disso, mães adolescentes tiveram, em média, sua primeira relação sexual aos 14 anos, dando à luz pela primeira vez aos 16 anos. Já as mulheres que se tornaram mães na vida adulta iniciaram sua vida sexual aos 16 anos, com a primeira gravidez ocorrendo aos 22 anos, em média.

Compartilhe  

últimas notícias