Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Você ainda resiste em fazer cursos a distância?

Você ainda resiste em fazer cursos a distância? - Imagem: Reprodução | UOL
Você ainda resiste em fazer cursos a distância? - Imagem: Reprodução | UOL
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 22/10/2023, às 05h30 - Atualizado às 09h30


Ainda há resistência com relação aos cursos a distância. Os argumentos são os mais variados. Alguns dizem que nada substitui o olho no olho. Outros alegam que o ambiente presencial apresenta vantagens insubstituíveis como, por exemplo, a leitura periférica. Até intuitivamente, as pessoas percebem o que acontece no ambiente. Se alguém mexe no celular, abaixa a cabeça, cruza os braços, mantém conversas paralelas, enfim, tudo o que pode demonstrar falta de concentração no tema discutido.

Afirmam também que a convivência nesses ambientes é muito mais proveitosa. O contato pessoal propicia início de amizades e ligações profissionais que perduram. Como disse Max Gehringer, em tom de brincadeira: antigamente os eventos programavam palestras de uma hora e meia com intervalos de dez minutos. Hoje, por causa do relacionamento, as palestras duram dez minutos e o cafezinho passou a ser de uma hora e meia.

São aspectos que precisam ser bem avaliados quando alguém insiste na tese de que os cursos e treinamentos presenciais têm vantagens incontestáveis.

Cursos remotos

Os defensores dos cursos remotos argumentam que não precisar sair de casa é o melhor dos mundos. Principalmente quem mora nos grandes centros, por causa do trânsito e das longas distâncias, economiza precioso tempo que seria gasto com locomoção.

Não são poucos aqueles que jamais poderiam participar de determinado treinamento por residirem em localidades muito distantes. Para frequentar um curso em São Paulo, por exemplo, quem mora em Manaus precisaria reservar pelo menos três dias em função dos deslocamentos. Citei Manaus porque esse foi o caso recente de um aluno. Disse que se o curso não fosse a distância, jamais poderia frequentar as aulas.

Realidades distintas

Um curso remoto bem elaborado pode ser tão ou mais eficiente que o presencial. O problema é que alguns instrutores transportaram o método que usavam presencialmente para o remoto. Não funciona. São realidades distintas.

Um aluno suporta bem um programa de até duas a três horas seguidas com o professor à sua frente em uma sala de aula. Esse período seria proibitivo pela tela do computador. No máximo poderia durar uma hora e meia. Para chegar a duas horas, a situação precisaria ser especial, com intensa participação de todos.

Esse é um aspecto importante a ser observado. Os cursos a distância requerem maior interatividade. Exigem que o professor mescle teoria com propostas de trabalho e perguntas aos participantes, para garantir a motivação e o envolvimento do grupo. Ainda que as questões sejam elementares, não importa, em certas circunstâncias chega a valer mais a interação com o aluno que propriamente a relevância do tema.

Uma experiência pessoal

Nós temos uma invejável estrutura para ministrar nossos cursos. Tudo o que uma pessoa imagina em termos de equipamentos terá à sua disposição. O auditório, as salas de aula, a sala de almoço, o estacionamento, tudo de primeira qualidade. Por isso, eu mesmo resisti por muitos anos à ideia de ministrar cursos online. Não passava pela minha cabeça que pudesse fazer em uma salinha de dois metros por dois o mesmo trabalho desenvolvido naquela escola admirável.

Todas as vezes que me faziam propostas, a resposta já estava pronta: nada substitui essa magia da didática de estar frente a frente ao vivo com o aluno. Pouco antes da pandemia, minha filha Rachel e eu resolvemos experimentar os cursos online.

Aceitação imediata

Ficamos impressionados com o resultado. A aceitação foi imediata. Em pouco tempo preparamos mais de 10 mil alunos. Depois desse primeiro passo, montamos o curso a distância ao vivo. São treinamentos em grupos abertos ou fechados e particulares.

Mais em menos tempo

O resultado foi acima do esperado. Hoje ministramos mais teoria, realizamos mais exercícios práticos, fazemos mais gravações, mais avaliações e o resultado é muito mais rápido e eficiente, quando comparado com os cursos presenciais.

Os cursos na escola continuam para quem quiser. Também gosto desse contato pessoal. Vou até lá e ministro as aulas com muito prazer. É comum, entretanto, alguns desses alunos, depois de completado o treinamento, desejarem continuar com aperfeiçoamentos e aceitarem fazer remotamente.

Outra experiência são os quatro cursos de pós-graduação que ministro na ECA-USP. Alguns são presenciais e outros a distância. Tanto em um caso como em outro os resultados têm sido excelentes.

Portanto, se você ainda prefere os treinamentos presenciais, poderá continuar mantendo sua opinião, mas não deixe de experimentar um bom curso remoto. Vai constatar que funciona muito bem. Se o método for bom, o aluno tiver interesse no aprendizado e o professor se mostrar entusiasmado com o que faz, não tem como não aprender.

Compartilhe  

últimas notícias