Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O livro “Oratória para líderes religiosos” ganha espaço fora do púlpito

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 28/05/2023, às 07h29


O livro “Oratória para líderes religiosos”, publicado pela Editora Planeta, nos surpreendeu. Escrito inicialmente para atender apenas aos pregadores, se mostrou útil também aos profissionais que precisam falar em público fora dos púlpitos. Rachel e eu acabamos de reescrevê-lo para atender também a esses leitores. Conheça as curiosidades dessa história.

Fizemos profunda pesquisa para descobrir quais as técnicas utilizadas pelos mais importantes pregadores de todos os tempos. Os mais conhecidos são Antonio Vieira, Calvino, Manuel Bernardes, Charles Spurgeon e Lutero. Um aspecto evidenciado nesse estudo foi o fato de que eles não se assemelham como oradores. Todos, indistintamente, conquistaram fama excepcional devido às suas características peculiares. Dessa forma, ao longo dos diversos capítulos, esclarecemos que, embora os modelos possam servir de base para o aprendizado dos leitores, cada um deverá se valer dos recursos que sejam adequados ao seu próprio estilo. Dessa maneira, poderão aprimorar a comunicação com naturalidade. Irão, assim, desenvolver a sua própria técnica de oratória.

O resultado não poderia ter sido melhor. Pregadores de praticamente todas as religiões adotaram a obra como fonte de consulta e aperfeiçoamento para as suas pregações. Soubemos de casos, no Brasil e no exterior, em que os pregadores reuniram seus pares para discutir como o livro deveria ser explorado para que suas apresentações diante dos fieis fossem ainda mais eficientes. Para dar ideia da receptividade, em uma única palestra que a Rachel e eu ministramos para os líderes da Assembleia de Deus em evento no Guarujá, foram vendidos mais de dois mil exemplares. Não foi diferente em uma palestra proferida no encontro de católicos no Nordeste do país para debater o marketing da igreja nos tempos atuais.

Houve, entretanto, uma reação de alguns leitores que nos surpreendeu. Profissionais das mais diversas atividades, como direito, administração, engenharia, publicidade, medicina, entre outras, comentaram que leram o livro, por simples curiosidade, já que tratava da arte de falar em público, e constataram que os ensinamentos poderiam ser perfeitamente aplicados em suas apresentações na vida corporativa. Afinal, diziam, as orientações dadas para estruturar o discurso, as sugestões para falar de improviso, para ler em público, para se valer de recursos de apoio, assim como para melhorar a voz, o vocabulário e a expressão corporal, entre outros aspectos, podem perfeitamente ser aplicados nas reuniões. Adotaram as lições do livro nas apresentações de projetos, na prática de vendas, nas rodadas de negociação e o resultado foi ótimo.

Ora, esses profissionais descobriram quase que por acaso os benefícios da obra, mas quantos, que possuem as mesmas necessidades, passaram ao largo do livro por não saberem que existiam essas vantagens! Por isso, com a concordância da editora, resolvemos arregaçar as mangas e reescrever os capítulos, mostrando na conclusão de cada um deles como os conceitos abordados poderiam ser aplicados fora da igreja.

Já no título demos essa informação: “Aprenda a falar em público com os melhores pregadores da história”. Para dar ideia de como essas alterações, além de continuar atendendo aos pregadores em seu ofício de falar com os fiéis, também se mostraram apropriadas aos gestores corporativos e profissionais liberais, veja este exemplo na matéria “Como manter a atenção dos fiéis”. A chamada no final de cada capítulo é sempre a mesma: “Um minuto de reflexão para a prática fora do púlpito”:

“Por mais interessante que seja o tema da reunião, temos de saber que depois de algum tempo os participantes irão se desconcentrar. Caberá a você, que está com a palavra, manter e recuperar a atenção dos ouvintes.

Se for possível se movimentar diante do grupo, de vez em quando mude a sua posição física andando de um lado para o outro. Sem exagerar.

Ao se locomover, tenha o cuidado de continuar mantendo o contato visual com as pessoas. É impressionante como esse tipo de comportamento faz com que elas nem percebam seus movimentos.

Fale com ritmo envolvente, pois essa espécie de “espetáculo” motiva os ouvintes a se concentrarem.

Em determinados momentos, interrompa a linha de raciocínio e conte uma história curta e curiosa. Essa novidade atrairá o interesse do público e instigará as pessoas a continuar prestando atenção.

Procure criar expectativas, prometendo algum tipo de informação curiosa, inusitada no transcorrer da exposição”.

Com essas modificações, acrescentando orientações aos que atuam nos diversos setores profissionais, o livro agora poderá ajudar de maneira ainda mais consistente a todos que desejam aprender e aprimorar sua competência oratória. Logo a obra intitulada “Aprenda a falar em público com os melhores pregadores da história” estará com essa roupagem nova nas livrarias.

Compartilhe  

últimas notícias