Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Rir é algo sério!

Imagem: Reprodução | Depositphotos
Imagem: Reprodução | Depositphotos
Rabino Sany Sonnenreich

por Rabino Sany Sonnenreich

Publicado em 05/12/2022, às 07h50


A lista de comediantes judeus é longa. O Talmud até diz que quando o grande sábio Rav deu palestras para milhares de estudantes sobre tópicos sérios da Torá, ele sempre começou com uma piada.

Por quê?

As piadas têm o poder de chamar nossa atenção e focar nossa mente. O riso pode nos tirar da melancolia, colocar as coisas de volta em perspectiva e fornecer o impulso para tirar o melhor proveitoda vida.

Entenda a dinâmica e use o riso com sabedoria.

O riso é uma faca de dois gumes. Quando usado de forma imprópria por exemplo, insultar os outros, o riso pode ser destrutivo. Precisamos definir nossos termos. Por que rimos?

O riso é quando o inesperado ocorre. Uma criança calça os sapatos grandes do pai e nós rimos. O presidente esquece suas falas em um discurso e nós rimos. Quando dois elementos contrários se aproximam, a surpresa repentina nos pega desprevenidos. E quanto mais inesperado, mais engraçado é.

O riso é parte integrante da saúde emocional. Você não precisa apenas assistir TV para liberar a tensão. Basta saber uma boa piada, ou ter o senso cômico de ver o absurdo no dia a dia e...pronto!

Você está sorrindo e pode transformar essa energia positiva em movimento, crescimento e poder, para algo significativo que precisa fazer!

Ter senso de humor é sinal de maturidade, pois demonstra senso de proporção sobre o que é realmente importante.

Crescer e amadurecer é um processo de aprender a ver todas as questões da vida no contexto.

É da natureza humana perder o foco e se envolver emocionalmente com as preocupações do dia a dia.

Mas podemos rir na vida cotidiana quando reconhecemos o absurdo de uma perspectiva distorcida. Alguém que quebra um cadarço pode pensar que seu mundo está desmoronando até encontrar alguém sem uma perna.

As crianças não têm esse senso de proporção. Eles choram por assuntos corriqueiros e guardam rancor por coisas pequenas. Um adulto que faz a mesma coisa está agindo como uma criança.

Meu conselho:

Tente zombar de seus problemas. Quando fica claro o quão ridículaé nossa situação, a piada é sobre nós.

"Rir dos seus problemas" não significa ignorá-los; isso seria irresponsável. Claro que você tem que lidar com a fonte de sua depressão. Mas enquanto você está preso nisso, tentar analisar o motivo te deixa ainda mais deprimido!

Se você pode rir de si mesmo por exagerar em algo, então você alcançou uma distância necessária de seus problemas. Isso, por sua vez, lhe dará energia e perspectiva para lidar com a causa mais séria.

O Talmud diz que nos tempos do Messias, " nossas bocas se encherão de riso". Por que então e não agora? Porque hoje o mundo está cercado de ciúmes, ganância, violência, intolerância e fraude. Desconfiamos de nossos vizinhos e somos cínicos de nossos líderes. Somos manipuladores e buscamos vantagens às custas dos outros. Ao invés de cooperar, nós competimos.

Mas na era messiânica, tudo isso mudará. Como diz o profeta: "O cordeiro se deitará com o leão ... e as crianças brincarão no ninho da cobra" ( Isaías 11:6 ). Naquele tempo, quando toda a verdade for revelada, " nossas bocas se encherão de riso" .

Se estivéssemos realmente certos da ideia de que o único poder real no mundo é D"us, não teríamos tanta preocupação e ansiedade. Com confiançaem D"us, estaríamos totalmente relaxados. Então, precisamos de uma boa risada para relaxar, esquecer nossas ansiedades e quebrar nossas barreiras. Então podemos reafirmar nossa crença de que o mundo de D"us é bom e tudo dará certo.

Cada dia deve ser fresco.

Não venha com noções preconcebidas.

O riso ajuda a limpar o ar.

Então dê boas risadas e aproveite a vida!

Compartilhe  

últimas notícias