Diário de São Paulo
Siga-nos
É FALSA?

Veja qual é a diferença entre a faixa usada na posse de Lula e a que foi usada por Bolsonaro em 2019

Rumores de que o adereço seria falso tomou as redes sociais

Luiz Inácio e Jair Bolsonaro. - Imagem: Divulgação
Luiz Inácio e Jair Bolsonaro. - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 03/01/2023, às 05h57


Na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o adereço principal da cerimônia chamou a atenção da web, principalmente de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Acontece que, a faixa exibida pelo petista era diferente da utilizada por Bolsonaro quatro anos atrás.

Nas redes de Bolsonaristas, foi levantada a dúvida sobre a legitimidade do item, até a ex-secretária de Cultura, Regina Duarte participou do ‘delírio coletivo’.

"Até a faixa é uma fraude! Alexandre de Moraesentrega faixa fake para o ladrão posar de presidente! Confira a diferença na imagem", dizia a mensagem compartilhada por Regina no Instagram, junto de fotos das duas posses. 

Todavia, embora os itens sejam distintos, ambos são igualmente autênticos. Acontece que um é mais recente e outro mais antigo.

Por ironia do destino, a faixa exibida por Bolsonaro ao ser empossado foi comprada pelo próprio petista. No início do seu primeiro mandato em 2003, o adereço usado neste último domingo (01), havia sido adquirido por Fernando Collor de Mello, em 1991, numa versão idêntica à anterior, que vinha em uso desde a ditadura. Contudo, um novo modelo foi encomendado já no início do primeiro mandato do petista, embora a compra só tenha sido concluída em 2007, após idas e vindas e críticas ao preço do item, que acabou saindo por R$ 55 mil nos valores da época.

Dessa forma, Dilma Roussefffoi a primeira presidente a tomar posse com a indumentária mais moderna no início de 2011. Porém, o adereço sumiu e voltou a ser usado o modelo mais antigo na sua reeleição em 2015. O presidente subsequente de Dilma após o impeachment,Michel Temer, também fez aparições públicas com a faixa estreada por Collor.

Todavia, por conta dos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), a versão mais recente foi encontrada. Por isso, foi este o modelo entregue por Temer a Bolsonaro em 2019. 

Em suma, Bolsonaro ainda detém a faixa que Lula comprou e, pelo visto, se nega a devolvê-la. 

Compartilhe  

últimas notícias