Diário de São Paulo
Siga-nos
DECISÃO

TRE barra candidatura do genro de Lula em Sergipe

Segundo o TRE-SE, Danilo Sampaio tem uma relação estável com Lurian, filha de Lula, o que impede sua candidatura

TRE-SE barra candidatura do genro de Lula em Sergipe - Imagem: Reprodução / Instagram / @daniloptoficial
TRE-SE barra candidatura do genro de Lula em Sergipe - Imagem: Reprodução / Instagram / @daniloptoficial

William Oliveira Publicado em 24/09/2024, às 13h19


O advogado Danilo Sampaio (PT), companheiro de Lurian, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve sua candidatura a prefeito de Barra dos Coqueiros (SE) barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A decisão foi tomada na noite dessa segunda-feira (23).

O TRE entendeu que Danilo tem uma relação estável com Lurian, o que impossibilita sua candidatura. Segundo a Constituição Federal, não é permitido que cônjuges e parentes até o segundo grau de presidentes da República, governadores e prefeitos concorram a cargos eletivos.

O genro do líder do Executivo ainda argumentou que, apesar de sua relação com Lurian, não há união estável entre os dois, e, portanto, ele poderia concorrer à eleição em Barra dos Coqueiros. Em primeira instância, Danilo obteve uma decisão favorável.

Durante o julgamento no TRE-SE, apesar do relator do caso, o juiz Breno Bergson Santos, ter um entendimento favorável ao petista, a grande maioria da Corte entendeu que as postagens e notícias seriam provas de uma união estável.

No momento, a defesa do petista aguarda a decisão do TRE para definir se recorrerá à própria Corte sergipana ou se irá direto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota, os advogados de Danilo reforçaram que estão “em absoluta convicção” de que o casal não convive sob o regime de união estável.

“A defesa informa e ratifica ainda que tem absoluta convicção de que Danilo e Lurian não convivem sob o regime de união estável, de sorte que não há qualquer óbice jurídico à candidatura de Danilo à Prefeitura do Município de Barra dos Coqueiros”, afirma a defesa do petista.

Aposta do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) aposta que o genro de Lula tem um enorme potencial para se eleger prefeito de Barra dos Coqueiros.

Até agora, o partido investiu R$ 159,8 mil do fundo eleitoral na campanha de Danilo, que representa 100% do que o advogado pode utilizar na eleição na cidade sergipana.

Compartilhe