Diário de São Paulo
Siga-nos

Presidente Lula recebe repatriados da Faixa de Gaza em almoço na Base Aérea

Operação Voltando em Paz já repatriou mais de 1.500 brasileiros; governo reafirmou o compromisso com repatriados palestinos

Presidente Lula recebe repatriados da Faixa de Gaza em almoço na Base Aérea - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Presidente Lula recebe repatriados da Faixa de Gaza em almoço na Base Aérea - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Milani Publicado em 26/12/2023, às 08h51


Em um gesto humanitário neste Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, compartilharam um almoço caloroso com brasileiros recém-repatriados da Faixa de Gaza. No evento, realizado na Base Aérea de Brasília, Lula reafirmou o compromisso do governo brasileiro em trazer de volta ao país todos os cidadãos que desejam retornar da região assolada pelo conflito entre Israel e o grupo Hamas.

O presidente destacou a dedicação do Itamaraty na operação de repatriação e expressou sua solidariedade diante da difícil situação enfrentada pelos habitantes da Faixa de Gaza. "Não podemos aceitar passivamente a tragédia que se desenrola na Faixa de Gaza. A perda de vidas, especialmente de mulheres e crianças, e a destruição do patrimônio palestino são inaceitáveis", afirmou Lula.

Além de expressar seu repúdio ao conflito, o presidente pediu a libertação urgente de reféns ainda retidos na região. Lula enalteceu o trabalho da equipe da Operação Voltando em Paz, assegurando apoio contínuo aos repatriados. "Estamos aqui para cuidar de vocês da melhor forma possível", afirmou o presidente.

O almoço contou com a presença de 21 dos 30 repatriados, que chegaram ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no terceiro voo exclusivo da Operação Voltando em Paz.

Repatriação Palestina

O grupo repatriado compõe o terceiro contingente a deixar a Faixa de Gaza. No entanto, ainda há 23 pessoas aguardando aprovação para cruzar a fronteira em Rafah, a divisa entre a Faixa de Gaza e o Egito. As autoridades brasileiras em Ramala, na Cisjordânia, estimam que mais 23 pessoas poderão retornar ao Brasil após aprovação.

A Operação Voltando em Paz já repatriou 1.555 passageiros e 53 animais de estimação em 13 voos da FAB. O governo brasileiro também enviou ajuda humanitária à região, incluindo purificadores de água, kits de medicamentos, kits voltaicos e mantimentos

Compartilhe  

últimas notícias