Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeito de Pontalinda assume cargo após conseguir liminar no TSE

O candidato mais votado nas eleições de Pontalinda (SP), Elvis Carlos de Souza, conseguiu uma liminar e assumiu a prefeitura da cidade neste domingo (1º). O

Prefeito de Pontalinda assume cargo após conseguir liminar no TSE
Prefeito de Pontalinda assume cargo após conseguir liminar no TSE

Redação Publicado em 01/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 18h51


Elvis Carlos de Sousa foi condenado no TJ-SP por nepotismo.
Pedido de impugnação acusava candidato de enriquecimento ilícito.

O candidato mais votado nas eleições de Pontalinda (SP), Elvis Carlos de Souza, conseguiu uma liminar e assumiu a prefeitura da cidade neste domingo (1º). O pedido foi aceito pelo  presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes.

O prefeito empossado e a esposa, Suzeti Maria São Felice de Sousa, foram condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) por nepotismo, quando ele nomeou a primeira-dama para o cargo de secretária de Assistência Social da cidade pouco mais de um mês depois de assumir o comando do Executivo.

O pedido de impugnação, contudo, leva em consideração que os dois foram condenados por enriquecimento ilícito, mas o crime não ficou provado. No entanto, o casal não escapou da condenação por conduta lesiva ao patrimônio público. Elvis teve os direitos políticos cassados por três anos.

De acordo com a decisão do ministro Gilmar Mendes, “Verifico que o próprio acórdão regional registra que o serviço foi efetivamente prestado, razão pela qual sequer houve devolução dos valores pagos”, explica. O caso, no entanto, ainda aguarda julgamento do plenário do TSE.

Compartilhe  

últimas notícias