Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições Municipais de 2024

Prazo para regularização eleitoral termina em 8 de maio

Eleitores têm três meses para resolver pendências no cadastro eleitoral e tirar o primeiro título pela internet

Urna eletrônica. - Imagem: Divulgação / TRE-SE
Urna eletrônica. - Imagem: Divulgação / TRE-SE

Marina Milani Publicado em 08/02/2024, às 08h34


À medida que nos aproximamos das eleições municipais de 2024, os eleitores brasileiros têm um prazo crucial para garantir sua participação no processo democrático: até o dia 8 de maio para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral ou tirar o primeiro título de eleitor.

Todo o procedimento pode ser realizado de forma simples e conveniente pela internet, através da página oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No site, basta acessar a aba "Serviços Eleitorais" e, em seguida, selecionar "Autoatendimento eleitoral". Ao clicar em "Título Eleitoral", é possível encontrar uma variedade de serviços disponíveis.

Para verificar a situação eleitoral, basta selecionar o comando "Consultar Situação Eleitoral". O TSE fornecerá o resultado da consulta e orientações sobre as medidas necessárias para regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Conforme estabelecido pela legislação eleitoral, terá o título eleitoral cancelado aquele que deixar de votar em três eleições consecutivas, não pagar a multa de ausência ou não se justificar. Os eleitores que não regularizarem sua situação correm o risco de ficar impedidos de realizar diversas atividades essenciais, como expedir documentos (passaporte e identidade), ingressar em universidades públicas ou renovar matrículas, assumir cargos comissionados ou efetivos por aprovação em concurso público e obter empréstimos em instituições públicas.

De acordo com o calendário oficial do TSE, as eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, e um eventual segundo turno ocorrerá no último domingo do mesmo mês, dia 27.

Portanto, é fundamental que os eleitores se atentem aos prazos estabelecidos e regularizem sua situação eleitoral para exercerem seu direito ao voto e participarem ativamente do processo democrático do país.

Compartilhe  

últimas notícias