Entre os denunciados está o tenente-coronel Mauro Cid, que defende a informalidade do encontro e nega qualquer intenção subversiva

por Marina Milani
Publicado em 24/02/2025, às 21h25
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou uma acusação formal contra seis oficiais das Forças Armadas, destacando sua suposta participação em uma reunião realizada em novembro de 2022, na qual teriam discutido estratégias para pressionar líderes militares a apoiar um golpe de Estado. Entre os denunciados se encontra o tenente-coronel Mauro Cid, que, juntamente com seus colegas, refuta as alegações e classifica o encontro como informal, sem qualquer intenção de subversão. "Eu gostaria de caracterizar essa reunião como conversa de bar. Bate-papo de bar. Ninguém apresentou documento, ninguém sentou para organizar [a pressão contra os comandantes militares]", declarou Cid.
O evento controverso ocorreu no dia 28 de novembro de 2022, na residência do coronel Márcio Nunes de Resende Júnior, em Brasília, e teve uma duração aproximada de três horas. Segundo informações da PGR, a reunião foi organizada pelo coronel Bernardo Romão Correa Neto com o objetivo de influenciar as decisões dos altos comandantes das Forças Armadas. Além disso, a Procuradoria relatou que durante o encontro houve troca de mensagens via WhatsApp sobre uma "carta dos oficiais da ativa ao Comando do Exército", que visava pressionar o comandante da instituição militar.
Os demais oficiais presentes no encontro também caracterizam a reunião como uma confraternização sem objetivos golpistas. Além do tenente-coronel Cid e do coronel Correa Neto, estão entre os denunciados o general Nilton Diniz, os coronéis Cleverson Magalhães, Fabrício Bastos e Márcio Nunes Júnior.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema