Diário de São Paulo
Siga-nos
PRISÃO DE BOLSONARO

Pesquisa Quaest: 50% dos entrevistados considera justa a prisão de Bolsonaro, enquanto 39% a consideram injusta

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, onde foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, onde foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, onde foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro

Ana Rodrigues Publicado em 28/02/2024, às 07h59


Uma pesquisa da Genial/Quaest que foi divulgada nesta quarta-feira (28), mostrou que 50% dos eleitores brasileiros disseram que seria justo prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 39% consideram a medida injusta.

De acordo com a CNN, também foi feita uma avaliação semelhante, sobre a decisão que o tornou inelegível: 51% afirmam que a Justiça Eleitoral acertou, enquanto 40% tratam como um erro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, ou seja, desde que houve um ato de apoio a Bolsonaro na Avenida Paulista no domingo (25), e os dois dias seguintes.

O levantamento ainda verificou que 53% dos brasileiros estavam sabendo da manisfestação, mas 47%, não.

A percepção de que é justa uma eventual prisão de Bolsonaro - que é investigado pela Polícia Federal por envolvimento em uma suposta trama golpista dentro do governo em 2022 -, predomina entre a classe que ganha até 2 salários mínimos (54% a 33%), porém registra um empate técnico nas demais faixas de renda: 49% a 42% no grupo que recebe de 2 a 5 salários mínimos, e 47% a 45% entre os que têm mais de 5 salários mínimos como rendimento mensal.

Já nos recortes por religião, os evangélicos tem a visão predominante de injustiça em caso de eventual prisão, com 56% a 36%.

A proporção se inverte com os católicos (55% falam ser justa, 34% injusta), entres o que cultuam outra fé (62% a 29%) e os que afirmam não ter religião (58% a 27%).

Nas duas regiões mais populosas dos país (Sudeste e Nordeste), predomina uma percepção de que seria justa a prisão do ex-presidente, enquanto no Sul ocorre o oposto, já nas regiões Centro-Oeste e Norte somadas registram empate técnico.

Foram ouvidas cerca de 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em entrevistas face a face.

A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Compartilhe  

últimas notícias