Receita Federal aponta alta de pendências e explica como consultar e corrigir
Sabrina Oliveira Publicado em 09/09/2024, às 13h46
A Receita Federal emitiu um alerta importante sobre a situação fiscal de mais de 10 milhões de brasileiros e empresas no país. Atualmente, milhões de CPFs e CNPJs estão com pendências, o que pode resultar em multas, bloqueio de documentos e outras complicações legais, caso as irregularidades não sejam resolvidas a tempo. Segundo o órgão, cerca de 6,8 milhões de empresas e quase 2 milhões de pessoas físicas estão com seus registros em situação irregular, e a regularização é essencial para evitar futuras penalidades.
Entre as consequências para aqueles que não ajustarem suas pendências, pessoas físicas podem ter o CPF marcado como irregular, o que impede a obtenção de passaportes e a posse em cargos públicos. Já para as empresas, além das multas, o CNPJ pode ser bloqueado se a situação não for regularizada em até 90 dias, o que afeta diretamente a emissão de notas fiscais, a obtenção de crédito bancário e a celebração de contratos com órgãos públicos.
Para verificar a situação fiscal, a Receita Federal disponibiliza ferramentas online, como o site oficial e o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), onde os contribuintes podem consultar suas pendências. Caso sejam identificadas irregularidades, a regularização pode ser feita sem a necessidade de comparecimento às unidades da Receita. Basta que o contribuinte envie as declarações ou escriturações que estiverem pendentes, utilizando os sistemas disponíveis na internet.
Entre os documentos que podem estar em atraso ou com erros, a Receita destaca o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D), a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) e a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O processo de regularização é simples e, na maioria dos casos, ocorre automaticamente após a apresentação dos documentos corretos. Se houver necessidade de ajustes cadastrais, o sistema também permite a correção das informações para eliminar as pendências.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Cantora faz revelações bombásticas e aponta Beyoncé e Jay-Z em suposto esquema "perverso" com Diddy; entenda
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Boulos exige prisão de Marçal por divulgação de laudo falso
Operação Policial encontra armamento pesado em empresa na zona sul de SP
Fim das injeções de insulina? Avanço com células-tronco aponta cura para diabetes
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Donald Trump está mais perto de voltar para a Casa Branca