Reunião de Lula no Alvorada foca em crise na Venezuela e na Assembleia da ONU
Sabrina Oliveira Publicado em 08/09/2024, às 19h52
Neste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião urgente com seus assessores no Palácio da Alvorada. O encontro teve como foco principal a crise política na Venezuela e os preparativos para a Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para o final do mês. A reunião ocorre em um momento delicado, logo após a fuga do opositor Edmundo González Urrutia para a Espanha e o cerco à embaixada da Argentina em Caracas.
Durante a manhã, Lula se encontrou com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e Audo Faleiro, um dos principais auxiliares do assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim. Ambos discutiram as recentes tensões na Venezuela e a posição do Brasil sobre a manutenção da custódia da Embaixada da Argentina no país sul-americano.
O governo brasileiro reiterou seu apoio à defesa dos interesses argentinos na Venezuela até que o novo governo argentino, sob Javier Milei, indique um substituto aceitável para a função diplomática. Enquanto isso, Lula se prepara para participar da 79ª Assembleia Geral da ONU em Nova York, onde tradicionalmente faz o discurso de abertura. A presença de Lula na assembleia está marcada para os dias 22 a 25 de setembro, e a pauta de sua participação incluirá questões como desigualdade e mudanças climáticas, temas abordados por ele em sua última fala na ONU.
O presidente brasileiro também está acompanhando de perto a situação na Venezuela, onde Nicolás Maduro tem enfrentado crescente oposição e crises internas. A fuga de Edmundo González, um importante opositor de Maduro, destaca a gravidade da crise política que assola o país. Lula e seus assessores discutiram estratégias para abordar a crise venezuelana e o impacto de suas decisões nas relações internacionais do Brasil.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Cantora faz revelações bombásticas e aponta Beyoncé e Jay-Z em suposto esquema "perverso" com Diddy; entenda
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais