Diário de São Paulo
Siga-nos

Mais de 500 ‘Anjos da Guarda’ deixam de trabalhar em Rio Preto

Mais de 500 funcionários de São José do Rio Preto (SP) deixam de trabalhar a partir desta segunda-feira (25) na cidade. A maior parte dessas pessoas é “Anjo

Mais de 500 ‘Anjos da Guarda’ deixam de trabalhar em Rio Preto
Mais de 500 ‘Anjos da Guarda’ deixam de trabalhar em Rio Preto

Redação Publicado em 26/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 07h41


Mais de 500 funcionários de São José do Rio Preto (SP) deixam de trabalhar a partir desta segunda-feira (25) na cidade. A maior parte dessas pessoas é “Anjo da Guarda”, que cuida da segurança das crianças na entrada e saída das escolas municipais. Agora, quem vai fazer este trabalho são os próprios professores.

Depois de 12 anos, João dos Santos Júnior recebeu a notícia do aviso prévio para deixar de atuar na área. “Eu fiquei muito chateado. Eu já conhecia os alunos e os pais e a gente pega amor pelas crianças”, diz.

Os pais de alguns alunos fizeram um abaixo-assinado contra a decisão da prefeitura, mas a ação não obteve sucesso. “Muita gente assinou e sei que não foi só em uma escola, mas não obtivemos resposta da prefeitura em relação a isso. Estes funcionários vão para a rua e a gente não tem mais segurança”, afirma a bancária Silvana Aparecida de Freitas.

Os “Anjos da Guarda” atuam nas escolas municipais de Rio Preto e em outros prédios do município, como os cemitérios. São 323 postos de trabalho e, ao todo, 646 funcionários terceirizados.

Sérgio da Silva Paranhos, diretor do sindicato que representa os trabalhadores, disse que procurou a prefeitura na tentativa de um acordo. “Fizemos um apelo pra que o prefeito voltasse atrás e mantivesse esses postos de serviço, fazendo economia em outros setores. Mas até o momento não tivemos nenhuma resposta positiva.”

Segundo o secretário de Administração e procurador de Rio Preto, Luís Roberto Thiese, com a demissão dos funcionários a prefeitura vai economizar R$ 20 milhões por ano. “Não é fácil fazer economia desse jeito. É óbvio que a gente não queria o corte, mas se no futuro a economia melhorar o município volta a ter este tipo de serviço”, ressalta.

'Anjos da Guarda' de Rio Preto serão demitidos (Foto: Reprodução/TV TEM)

‘Anjos da Guarda’ de Rio Preto serão demitidos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias