Proposta ainda precisa ser regulamentada para garantir um processo inclusivo, seguro e à prova de fraudes

William Oliveira Publicado em 18/09/2024, às 10h40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma nova lei que cria regras para a realização de concursos públicos, incluindo a possibilidade de provas realizadas de maneira online. A proposta tem como intuito fornecer flexibilidade ao processo, permitindo que os concursos possam ser realizados de maneira parcial ou totalmente à distância.
A lei ainda prevê que os exames poderão ser feitos "de forma online ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro, desde que assegurada a igualdade de acesso às ferramentas e aos dispositivos do ambiente virtual".
“Poderíamos inserir um ambiente onde seria monitorizado por uma pessoa e por um software, em um computador totalmente monitorado, da mesma forma que é feito de forma manual”, afirma o advogado Lucas Karam, especialista no assunto.
A proposta ainda tem como objetivo modernizar e unificar as normas para concursos públicos, especialmente os federais. As novas regras só entrarão em vigor a partir de 2028 e ainda precisam ser regulamentadas para garantir um processo inclusivo, seguro e à prova de fraudes.

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família de julho; depósitos começam no dia 20

Andressa Urach exibe “novo rosto” após gastar valor milionário em cirurgias plásticas

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Brasil ganha mais de 9 mil novos milionários em 2025

Caiado anuncia Gilberto Kassab como vice e oficializa chapa do PSD para a disputa presidencial

Justiça italiana anula decisão sobre extradição de Carla Zambelli e determina novo julgamento

ID CTVM ultrapassa R$ 50 bilhões e reforça papel estratégico na infraestrutura do mercado financeiro

Flávio Bolsonaro destaca atuação de Michelle no PL Mulher e reforça estratégia da oposição para 2026