Primeiro encontro com nova formação discute paz, clima e inteligência artificial

Manoela Cardozo Publicado em 06/07/2025, às 10h30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, na manhã de domingo (06), a recepção aos chefes de Estado e de governo dos países que compõem o Brics, durante a reunião de cúpula realizada no Rio de Janeiro. O primeiro representante a chegar foi o ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.
Essa é a primeira vez que o encontro conta com a nova formação do bloco, que atualmente inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Os debates deste ano giram em torno de temas como conflitos geopolíticos, financiamento climático, saúde, inteligência artificial e outros.
Após a cerimônia de recepção, os líderes seguiram para a fotografia oficial do grupo. Na sequência, participaram de uma sessão plenária que abordou paz, segurança e a reforma da governança global. Após o almoço, Lula recebeu chefes de delegação de organismos internacionais, além de representantes de países parceiros e convidados.
Durante a tarde de domingo (06), houve outra sessão, dessa vez focada em fortalecimento do multilateralismo, economia e finanças, além de discussões sobre inteligência artificial. Para encerrar o dia, Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, ofereceram um jantar aos líderes.
Na segunda-feira (07), último dia da cúpula, será realizada uma nova sessão plenária para tratar de questões ambientais, da COP30 e de saúde global.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo