Diário de São Paulo
Siga-nos
Joias Sauditas

IMAGEM - Lula é flagrado em momento descontraído com príncipe saudita que deu as joias para Bolsonaro

Lula dá as boas-vindas à Arábia Saudita como novo membro do grupo

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | TV Globo
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 11/09/2023, às 08h42


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste domingo (10) com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, na Índia. Foi a primeira vez que as duas autoridades se encontraram, após um cancelamento prévio por parte do saudita. Mohammad bin Salman é conhecido por ter presenteado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias milionárias, que não foram declaradas à Receita Federal.

O encontro aconteceu durante a presidência rotativa do Brasil no grupo Brics, e Lula aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas à Arábia Saudita como novo membro do bloco de nações emergentes. Em agosto, outros países como Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã também passaram a integrar o grupo, que originalmente consistia no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

De acordo com o governo federal, durante a reunião, autoridades sauditas demonstraram interesse em aumentar seus investimentos no Brasil, especialmente nas áreas de petróleo, gás e fontes de energia renovável, além de retomar a agenda comercial que esteve paralisada nos últimos anos.

fdss
Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Lula enfatizou que o aumento de investimentos pode contribuir para a transição do Brasil para uma economia mais sustentável, com foco no desenvolvimento de alta tecnologia. O presidente afirmou que, se a Arábia Saudita estiver interessada em investir, o Brasil estará aberto a conversar sobre oportunidades de cooperação.

Essa aproximação entre Lula e o príncipe Mohammad bin Salman aconteceu após a 18ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20, onde Lularecebeu o martelo de madeira que simboliza a presidência temporária do grupo. A cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia, que ocupava a presidência anteriormente.

Vale destacar que a reunião entre os líderes estava originalmente agendada para o sábado (9) mas foi desmarcada pela delegação saudita, alegando uma "situação de urgência". Este foi o segundo adiamento de compromissos entre Lula e Mohammad bin Salman este ano, sendo o primeiro em junho, durante a visita de Lula a Paris. Naquela ocasião, o presidente brasileiro cancelou um jantar oferecido pelo príncipe saudita, alegando cansaço devido à agenda lotada na capital francesa.

Compartilhe  

últimas notícias