Diário de São Paulo
Siga-nos
MEIO AMBIENTE

Lula denuncia dívida histórica dos países ricos

Presidente faz declaração em festival na França e solicita a colaboração dos países desenvolvidos

Luiz Inácio Lula da Silva na França. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert  / Reprodução / JovemPan
Luiz Inácio Lula da Silva na França. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert / Reprodução / JovemPan

Marina Roveda Publicado em 23/06/2023, às 09h10


O presidente Luiz Inácio Lulada Silva fez um apelo nesta quinta-feira (22) aos países ricos para que repassem recursos destinados à proteção da Amazônia e a nações em desenvolvimento que possuem reservas florestais. A declaração foi dada durante sua participação no festival de música "Power Our Earth", realizado em Paris, na França, a convite da banda ColdPlay.

Em seu discurso no palco, Lula destacou que os povos africanos e latino-americanos não são responsáveis pela poluição do mundo, mas sim aqueles que impulsionaram a revolução industrial nos últimos 200 anos. Segundo ele, esses países têm uma "dívida histórica" a ser paga em relação ao planeta Terra. O presidente ressaltou a importância da preservação da floresta amazônica, mencionando os povos indígenas, a biodiversidade e a matriz energética limpa da região.

Lula aproveitou a ocasião para convidar o público presente a participar da COP-30, conferência sobre mudanças climáticas que ocorrerá em 2025, em Belém do Pará, Brasil. Ele pediu que os países ricos assumam a responsabilidade de financiar as nações em desenvolvimento que possuem reservas florestais, compartilhando o compromisso com a preservação das florestas brasileiras.

Em sua live semanal anterior, o presidente já havia criticado os países que não têm cumprido a promessa de repassar recursos ao meio ambiente. Durante a COP-9, os países desenvolvidos se comprometeram a destinar anualmente 100 bilhões de dólares aos países mais pobres para a preservação de florestas. Lula ressaltou a importância desse apoio financeiro para combater o desmatamento e promover a sustentabilidade ambiental.

A cobrança de Lula por recursos destinados à proteção da Amazôniae reservas florestais reflete a preocupação do Brasil e de outros países em desenvolvimento com a preservação do meio ambiente. O presidente reforçou a necessidade de os países ricos assumirem sua responsabilidade histórica e contribuírem efetivamente para a preservação ambiental, visando um futuro sustentável para o planeta.

Compartilhe  

últimas notícias