Diário de São Paulo
Siga-nos

Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF: o que esperar?

Ministro ingressou no STF em 2013, nomeado por Dilma Rousseff

Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF - Imagem: Reprodução | Flickr/@supremotribunalfederal
Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF - Imagem: Reprodução | Flickr/@supremotribunalfederal

Marina Roveda Publicado em 28/09/2023, às 08h19


O ministro Luís Roberto Barroso será empossado nesta quinta-feira (28) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo a ministra Rosa Weber. Ele cumprirá um mandato de dois anos, permanecendo no cargo até outubro de 2025. A cerimônia de posse está programada para começar às 16h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes.

Para a ocasião, o ministro Barroso convidou a cantora Maria Bethânia para interpretar o Hino Nacional. Cerca de mil pessoas foram convidadas para participar da cerimônia.

Além de presidir o STF, o ministro Barroso também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.

Luís Roberto Barroso ingressou no Supremo em 2013, quando foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro de 2012 ao completar 70 anos. O ministro nasceu em Vassouras (RJ), possui doutorado em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestrado em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de sua nomeação para o STF, Barroso atuou como advogado na esfera privada e representou diversas causas perante a Corte, incluindo questões como a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Compartilhe  

últimas notícias