Diário de São Paulo
Siga-nos
NOTA

Governo condena ofensiva israelense contra o território do Líbano

Ataques resultaram em 492 mortes e mais de 1.600 feridos

Governo condena ofensiva israelense contra o território do Líbano - Imagem: Reprodução / BlueSky / @blogdonoblat.bsky.social
Governo condena ofensiva israelense contra o território do Líbano - Imagem: Reprodução / BlueSky / @blogdonoblat.bsky.social

William Oliveira Publicado em 24/09/2024, às 11h45


Nesta segunda-feira (23), o governo brasileiro divulgou uma nota oficial que condena os ataques aéreos realizados por Israel contra o Líbano. A ofensiva resultou em 492 mortes e mais de 1.600 feridos.

De acordo com o documento, o Itamaraty destacou: “O Brasil condena, nos mais fortes termos, os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no vale do Beqaa, que, somente hoje, dia 23, causaram ao menos 492 mortes e deixaram mais de 1600 feridos”.

“O Brasil renova o apelo às partes envolvidas para que cessem, imediatamente, os ataques, de forma a interromper a preocupante escalada de tensões, que ameaça conduzir a região a conflito de amplas proporções, com severo impacto negativo sobre populações civis”, completou o governo.

Ainda de acordo com o Itamaraty, no momento está sendo avaliada a possibilidade de realizar a repatriação de brasileiros que vivem no Líbano, diante do aumento dos conflitos. O governo brasileiro também informou que está atento à situação e monitora a segurança da comunidade brasileira por meio de sua embaixada em Beirute.

Bombardeios

Os ataques israelenses tiveram início na manhã desta segunda-feira (23), após Israel lançar uma ofensiva aérea no Líbano. Os ataques se intensificaram ao longo do dia e atingiram alvos do grupo extremista Hezbollah.

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, no total, 492 pessoas foram vítimas do ataque e 1.645 pessoas ficaram feridas. Entre os mortos estão 35 crianças e 42 mulheres.

Compartilhe