Diário de São Paulo
Siga-nos

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres são homenageadas pelo Senado por defesa das mulheres

Cerimônia contará com a presença de 17 mulheres homenageadas, escolhidas por senadores de todo o Brasil

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres são reconhecidas por suas valiosas contribuições na luta pelos direitos femininos. - Imagem: Reprodução | O Globo
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres são reconhecidas por suas valiosas contribuições na luta pelos direitos femininos. - Imagem: Reprodução | O Globo

por Marina Milani

Publicado em 07/03/2025, às 18h22


No próximo dia 26 de março, o Senado Federal do Brasil realizará uma cerimônia para agraciar as renomadas atrizes Fernanda Montenegro, de 95 anos, e Fernanda Torres, de 59 anos, com o "Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz". Esta honraria é concedida em reconhecimento à valiosa contribuição que ambas têm oferecido na luta pelos direitos das mulheres em todo o país.

A indicação de Fernanda Montenegro foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, enquanto a senadora Eliziane Gama propôs a homenagem a Fernanda Torres. Além das duas atrizes, um total de 17 mulheres receberão a mesma distinção, escolhidas por senadores de diversas partes do Brasil. A lista inclui figuras femininas que se destacam em suas respectivas áreas e têm contribuído significativamente para a sociedade.

A cerimônia promete ser um evento marcante, celebrando o papel fundamental das mulheres na construção de um Brasil mais justo e igualitário.

– Confira a lista de todas mulheres homenageadas:

  • Ani Heinrich Sanders, produtora rural do Estado do PI;
  • Antonieta de Barros (in memoriam), 1ª mulher negra a ser eleita deputada no Brasil, foi eleita por SC;
  • Bruna dos Santos Costa Rodrigues, juíza de direito no Tribunal de Justiça do Ceará;
  • Conceição Evaristo, escritora e integrante da Academia Mineira de Letras;
  • Cristiane Rodrigues Britto, advogada e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;
  • Elaine Borges Monteiro Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul;
  • Elisa de Carvalho, pediatra, professora universitária e integrante da Academia de Medicina;
  • Fernanda Montenegro, atriz, escritora e membro da Academia Brasileira de Letras;
  • Fernanda Torres, atriz e escritora;
  • Janete Vaz de Oliveira, cofundadora do Grupo Sabin;
  • Jaqueline Gomes de Jesus, escritora, professora e 1ª gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília;
  • Joana Marisa de Barros, médica mastologista e imaginologista mamária da PB;
  • Lúcia Willadino Braga, neurocientista e presidente da Rede Sarah;
  • Maria Terezinha Nunes, coordenadora da Rede Equidade;
  • Marisa Serrano, ex-senadora do Mato Grosso do Sul;
  • Patrícia de Amorim Rêgo, procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre;
  • Tunísia Viana de Carvalho, ativista dos direitos maternos e infantojuvenis;
  • Virgínia Mendes, primeira-dama do Mato Grosso;
  • Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

últimas notícias