Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Debate da TV Globo: as frases mais polêmicas dos candidatos à presidência

A transmissão ao vivo foi marcada por trocas de ofensas e farpas

Candidatos à presidência da República nas Eleições de 2022 - Imagem: reprodução/TV Globo
Candidatos à presidência da República nas Eleições de 2022 - Imagem: reprodução/TV Globo

Mateus Omena Publicado em 30/09/2022, às 17h31


O debate promovido pela TV Globo entre os candidatos à presidência deu o que falar na última quinta-feira (29). No entanto, o momento ficou ainda mais intenso quando se iniciou um confronto entre Padre Kelmon (PTB) e a senadora Soraya Thronicke, candidata à Presidência pelo União Brasil.

No primeiro bloco, ao comentar as dificuldades enfrentadas pelo Brasil durante a pandemia da Covid-19, Soraya perguntou se Kelmon, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), não teria “medo de ir para o inferno”.

“Vocês falam tanto de Covid, Covid, Covid. Só se morre de Covid neste País? Só se morre de Covid no mundo? São falácias, falácias e falácias. Medo de ir para o inferno eu não tenho, porque todos os dias eu morro um pouquinho de mim mesmo para viver o Evangelho, coisa que a senhora não sabe o que é. Se a senhora soubesse o que é, a senhora não estava desrespeitando um padre”, alegou Kelmon.

Em seguida, a candidata rebateu: “Não mandei o senhor para o inferno, perguntei se o senhor não teria medo de ir ao inferno”, respondeu a candidata do União Brasil. “Sobre imposto único, vi que o senhor não estudou. Parece mais o seu candidato, que é ‘nem, nem’ – nem estuda, nem trabalha”.

Então, Soraya soltou uma declaração contra Kelmon que viralizou nas redes: “O senhor é um padre de festa junina. Não sabem nem o que é direita, nem o que é esquerda”.

A crítica da senadora se baseia nas declarações feitas anteriormente por Kelmon sobre as diferentes esferas ideológicas da política. Ele havia sugerido a Bolsonaro que ambos seriam os únicos candidatos de direita. Nesse caso, Simone Tebet (MDB), Soraya e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) seriam de esquerda.

Outras falas polêmicas

No decorrer do debate, o Padre Kelmon fez novamente críticas aos movimentos de esquerda, especialmente sobre sua insinuação de que os jovens veneram a figura de Che Guevara.

“Os universitários só usam camiseta de Che Guevara. Vocês sabem quem foi Che? Ele matou sacerdotes”.

Além disso, o presidente Bolsonaro também protagonizou cenas de agressividade contra os outros candidatos. Em determinado momento, ele disparou contra a candidata Simone Tebet (MDB): “A senhora tem ciúme da ex-ministra Tereza Cristina, que teria roubado sua vaga no Senado”.

Em seguida, o alvo de Bolsonaro foi o candidato Ciro Gomes (PDT): “Não me trate dessa maneira, porque o senhor destrata sua imagem neste programa”.

Quando sua atenção se voltou para Soraya Thronicke, o presidente insinuou que a rivalidade com a senadora começou devido aos ressentimentos por parte dela em pedidos não realizados.

“A senhora seria mais dócil comigo se tivesse conseguido um dos cargos que me pediu”, disparou Bolsonaro.

Já o ex-presidente Lula (PT) também teve seus momentos de declarações bombásticas. Em uma fala dirigida á Simone Tebet, o político acabou se atrapalhando nas palavras e errou o nome da senadora. “Minha pergunta é para Simone Steb”, disse Lula.

Depois o petista foi atacado pelo candidato Padre Kelmon. Ao perder a paciência, Lula rebateu: “Eu estou vendo um impostor aqui na minha frente. O senhor está fantasiado”.

Compartilhe  

últimas notícias