Diário de São Paulo
Siga-nos
PRIMEIRA CRISE

Crise com militares obriga Lula a se reunir com comandantes das Forças Armadas

O encontro deve acontecer até sexta-feira (20)

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução / Twitter
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Reprodução / Twitter

Marina Roveda Publicado em 18/01/2023, às 11h11


Depois da dispensa de 40 militares que atuavam na Coordenação de Administração do Palácio do Alvorada, Lula justificou que “perdeu a confiança” em militares da ativa. Em meio a crise do atual governo com os militares, o atual presidente deve se reunir ainda nesta semana com os comandantes-gerais do Exército, Aeronáuticae da Marinha. A agendaestá sendo articulada pelo ministro da DEfesa, José Múcio Monteiro, e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Rui Costa acredita que as Forças Armadas não podem permanecer “contaminadas” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro(PL). “Não podemos permanecer com nossas instituições contaminadas por esse conceito de governo que se encerrou dia 31”, disse. “Não podemos misturar isso com eventuais comportamentos inadequados de um, dois ou dez, pessoas de instituições diferentes, seja Forças Armadas, Ministério Público ou Judiciário, que tiveram comportamentos que não deveriam ter ocorrido ao longo desse último período”, acrescentou durante um almoço com os três comandantes, realizado na terça-feira (17).

Além da tentativa de distensionar a relação de Lula com os militares, o titular da Casa Civil afirmou que a ideia é alinhar investimentos na Defesacom outras áreas, como ciência, formação de mão de obra e tecnologia. “Qualquer lugar do mundo há um alinhamento dos investimentos da defesa, da nação e do país com ciência, tecnologia, desenvolvimento de conhecimento, formação de mão de obra. E o presidente Lula já tinha definido desde a campanha que gostaria de modernizar as Forças Armadas, aumentar o investimento e fazer com que esse investimento tenha alinhamento com outras ações”, disse.

Compartilhe  

últimas notícias