Diário de São Paulo
Siga-nos
ATO PRÓ BOLSONARO

Como é realizada a contagem de pessoas em manifestações? Descubra

Enquanto a USP estimou 185 mil pessoas na manifestação em apoio a Jair Bolsonaro, a SSP apontou quase 600 mil pessoas

Enquanto a USP estimou 185 mil pessoas na manifestação em apoio a Jair Bolsonaro, a SSP apontou quase 600 mil pessoas - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro
Enquanto a USP estimou 185 mil pessoas na manifestação em apoio a Jair Bolsonaro, a SSP apontou quase 600 mil pessoas - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro

Ana Rodrigues Publicado em 27/02/2024, às 11h12


Enquanto a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo informou que a manifestação em apoio a Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista reuniu aproximadamente 600 mil pessoas, um grupo de estudo da USP estimou 185 mil presentes.

De acordo com o UOL, mesmo com essa diferença entre as estimativas, Pablo Ortellado - um dos responsáveis pelo projeto da universidade -, disse que a manifestação realizada neste domingo (25) teve mais público presente, do que a celebração da eleição do presidente Lula (PT) após as eleições de 2022.

Mas, afinal, como funciona o método usado pela USP? Para realizar essa contagem, são tiradas fotos aéreas que cubram toda a extensão da manifestação em questão. Então, sem existir sobreposições, as imagens são setorizadas e é feita a aplicação do método Point to Point Network, um software que identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.

Durante o ato em apoio a Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, a estimava de público no pico do ato, às 15h, é de 185 mil pessoas, segundo o levantamento.

Às 17h, após os discursos do ex-presidente, a contagem indicou 45 mil participantes.

Foram tiradas 43 fotos no período. 11 fotos foram selecionadas de forma para cobrir a extensão da manifestação na Avenida Paulista, sem sobreposição. Cada foto foi repartida em oito pedaços e foi implementado o método Point to Point Network.

O método tem uma precisão de 72,9% e o nível de exatidão de 69,5% na identificação de cada indivíduo, de acordo com os pesquisadores. Na contagem do público, o erro percentual absoluto médio é de 12% para mais ou menos, para imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

Compartilhe  

últimas notícias