Diário de São Paulo
Siga-nos
Bancada Negra

Câmara dos Deputados aprova criação da bancada negra

A bancada negra também terá participação nas reuniões de líderes da Câmara com o presidente Arthur Lira (PP-AL), com direito a voz e voto

Câmara dos Deputados aprova criação da bancada negra - Imagem: Reprodução | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados aprova criação da bancada negra - Imagem: Reprodução | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Marina Roveda Publicado em 02/11/2023, às 08h23


Nessa quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados aprovou a criação da bancada negra por meio de um Projeto de Resolução (PRC) apresentado pelos deputados federais Damião Feliciano (União-PB) e Talíria Petrone (PSOL-RJ). O texto será promulgado pelos próprios deputados, uma vez que se trata de um PRC.

O projeto concede à bancada negra a nomeação de uma coordenação-geral, com três vice-coordenadores, bem como o direito de um membro fazer uso da palavra por cinco minutos semanais. A eleição para os cargos da nova bancada será realizada sempre no dia 20 de novembro, em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Atualmente, a Câmara dos Deputados conta com 31 parlamentares que se autodeclaram pretos e pretas, além de 91 deputados que se identificam como pardos e pardas. Esse grupo representa 24% dos 513 parlamentares da Casa.

A deputada federal Benedita da Silva expressou sua emoção em relação à medida: "Eu agora tenho uma bancada, eu tenho uma frente, que vai dar continuidade a uma luta de séculos e séculos". O relator do PRC, Antonio Brito (PSD-BA), destacou: "Esse gesto não é contra ninguém. Esse gesto é a favor de todos nós. Nós queremos ver pretos e pretas compondo essa casa e honrando nosso país."

A deputada Talíria Petrone afirmou que "esse é um momento histórico porque nosso país é um país que teve quase quatro séculos de escravidão. Não estamos falando de direita ou esquerda, mas sim da própria democracia brasileira, que ainda não chegou plenamente para as pessoas negras no Brasil."

A bancada negra também terá participação nas reuniões de líderes da Câmara com o presidente Arthur Lira (PP-AL), com direito a voz e voto.

Compartilhe  

últimas notícias